Messi perde gol feito, Argentina sente a altitude e empata; Paraguai agoniza

Do UOL, em São Paulo *

  • AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

    Argentino Dí Maria é obrigado a receber oxigênio durante a partida contra a Bolívia em La Paz

    Argentino Dí Maria é obrigado a receber oxigênio durante a partida contra a Bolívia em La Paz

A Argentina sentiu os efeitos dos mais de 3600 metros de altitude em La Paz e precisou adotar a retranca para empatar por 1 a 1 com a Bolívia pelas eliminatórias sul-americanas para a América do Sul para a Copa do Mundo de 2014. O astro Lionel Messi ainda perdeu um gol feito que poderia ter dado a vitória aos hermanos no fim da partida.

A igualdade obtida na altitude boliviana manteve a Argentina em situação confortável na busca por uma das quatro vagas diretas no Mundial do Brasil. Com 24 pontos, os argentinos abriram cinco de frente para a Colômbia, que ainda enfrenta a Venezuela nesta terça-feira. A Bolívia chegou a nove pontos, no oitavo lugar, cada vez com menos chances de classificação.

Precavido, o técnico Alejandro Sabella escalou uma linha com cinco defensores, três meio-campistas e dois atacantes. O objetivo do treinador era claro: evitar desgaste e explorar os contra-ataques. Ele tinha como lição o 6 a 1 sofrido pela Argentina comandada por Diego Maradona nas eliminatórias para a Copa de 2010, feito histórico que foi motivo de faixas provocativas dos torcedores bolivianos no duelo desta terça.

Neste contexto, o que se viu foi um domínio boliviano, o que transformou no goleiro Romero o principal destaque da partida. A superioridade dos donos da casa foi traduzida em gol aos 24min, quando Marcelo Moreno, atacante que está encostado no Grêmio, abriu o placar de cabeça.

Mesmo com a estratégia de Sabella, alguns jogadores da Argentina sentiram muito os efeitos da altitude. O meia Di Maria teve que se dirigir ao banco de reservas para inalar oxigênio. Mas o time portenho ainda conseguiu igualar o marcador antes do fim do primeiro tempo, com Banega.

A Bolívia finalizou muito mais ao gol da Argentina (17 a 12) e trocou 200 passes a mais que os hermanos (366 a 166), mas quando Messi e cia conseguiram se destacar individualmente, eram muito superiores aos rivais. Mascherano tentou no segundo tempo fazer o gol que Pelé não conseguiu, ao chutar do meio de campo, e a bola passou perto da meta de Galarza.

Messi sentiu muito os efeitos da altitude, mas ainda teve a chance de marcar o gol que daria a vitória para a Argentina no final do jogo. Ele ganhou um presentão de Raldes e ficou frente a frente com Galarza, mas chutou em cima do goleiro, e o 1 a 1 permaneceu inalterado.

Paraguai sofre goleada e agoniza

O Paraguai caminha a passos largos para ficar fora da Copa do Mundo. Nesta terça-feira, perdeu por 4 a 1 para o Equador fora de casa de virada e se manteve na lanterna do grupo das eliminatórias sul-americanas. O atacante Jefferson Montero marcou dois gols.

Com oito pontos ganhos e cinco jogos por realizar, o Paraguai está quatro atrás da zona de classificação para a Copa do Mundo. A situação dos paraguaios pode ficar ainda pior se Venezuela e Uruguai venceram Colômbia e Chile ainda nesta terça-feira.

O Equador chegou a 20 pontos e subiu para a segunda colocação, em situação bem tranquila. O time equatoriano conquistou a sua sexta vitória em seis partidas em casa na competição.

* Atualizada às 19h54

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos