Brasil pega Rússia em último teste para europeus pré-Copa das Confederações
Fernando Duarte e Paulo Passos
Do UOL, em Londres
-
Wander Roberto/VIPCOMM
Felipão terá o último jogo com atletas da Europa antes do torneio-teste para a Copa
A lista brasileira de convocados para a Copa das Confederações só será divulgada daqui a dois meses. Nesta noite, porém, é provável que boa parte dela seja desenhada. É que o amistoso contra a Rússia, às 16h30, no Stamford Bridge, em Londres (ING), será a última chance de Luiz Felipe Scolari comandar um time com jogadores que atuam na Europa antes da convocação final para o torneio-teste da Copa do Mundo no Brasil.
Do grupo que está há uma semana com Felipão para os amistosos contra a Itália e Rússia, a maioria é formada por "europeus". São 13 jogadores, sem contar Lucas, do PSG, e Ramires, do Chelsea, cortados por lesão. Atletas que não terão mais dias de trabalho com o treinador até a lista final.
Scolari admite que a partida servirá de teste para alguns nomes. O técnico, porém, sempre deixou claro que o que for feito no clube até a convocação, é claro, será levado em conta.
"Será o último amistoso com os jogadores da Europa, isso é uma boa oportunidade para ver quem está bem. Mas, primeiro, estou tentando organizar um sistema de jogo. Foi um sistema que deu razoavelmente certo contra a Itália", afirmou o técnico, na véspera da partida.
Ele se refere ao esquema tático usado no empate com os italianos, quando mexeu na equipe que havia perdido para a Inglaterra na sua estreia. Scolari montou um time com um primeiro volante clássico, Fernando, do Grêmio, e um ataque que chega a ter três jogadores quando a equipe tem a bola.
Na última quinta, o trio foi formado por Neymar, Fred e Hulk. O último deverá perder a posição para Kaká. Com mais homens à frente, Felipão deixou claro que todas precisarão marcar. E isso vale até mesmo para o principal jogador do time
"Contra a Itália, vi o Neymar vindo fazer marcação do Pirlo no meio campo para que ele não jogasse. Isso é um acréscimo", elogiou o chefe.
BRASILEIROS TERÃO AINDA MAIS DOIS AMISTOSOS ANTES DA LISTA
-
Os atletas que atuam em clubes do Brasil terão pelo menos mais duas partidas para terem a oportunidade de mostrar trabalho na seleção antes da Copa das Confederações. O Brasil jogará contra a Bolívia e o Chile em abril. Apenas atletas que atuam no país serão chamados, já que as partidas não foram marcadas em datas Fifa, quando os times são obrigados pela entidade a liberar os atletas para as seleções.
SELEÇÃO ENCARA TEMPERATURA NEGATIVA E ADVERSÁRIO DESCANSADO
-
A previsão é de que Rússia e Brasil joguem com temperatura negativa nesta segunda-feira, em Londres. No treino da véspera do jogo, os termômetros marcavam zero grau Celsius. O trabalho foi à tarde, pelo menos três horas antes do horário em que vai ser disputada a partida. "Eu estava lá dentro (do campo) e não sentia os dedos. É ruim demais, mas tem que superar", disse Felipão. Os russos, mais acostumados ao frio, jogarão descansados. É que a partida que teriam pelas eliminatórias da Copa do Mundo, no último sábado, foi cancelada por conta de uma nevasca que atingiu Belfast, na Irlanda (FOTO).
FICHA TÉCNICA:
BRASIL X RÚSSIA
Horário: 16h30 (Brasília)
Local: Stamford Bridge, em Londres, Inglaterra
BRASIL: Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernando, Hernanes e Oscar; Kaká, Fred e Neymar. Técnico: Luiz Felipe Scolari
RÚSSIA: Akinfeev; Anyukov, Vasili Berezutski, Ignashevich e Kombarov; Shirokov, Fayzulin, Dzagoev e Bystrov; Kokorin e Kerzhakov.Técnico: Fábio Capello.