Secretário de Manaus que coordena ação para Copa é ameaçado de morte

Vinícius Segalla*

Do UOL, em São Paulo

  • Governo do Estado do Amazonas

    Cerca de 4.000 camelôs ocupam o centro de Manaus; plano é retirar todos de lá até julho

    Cerca de 4.000 camelôs ocupam o centro de Manaus; plano é retirar todos de lá até julho

O titular da Secretaria Municipal Extraordinária para Requalificação do Centro de Manaus (Semex), Rafael Assayag, vem sofrendo ameaças de morte de origem até agora desconhecida. Ele está à frente de um projeto de reforma do centro da cidade que implica em retirar dali os cerca de 4.000 camelôs que ganham a vida com o comércio ambulante. 

Nesta semana, com as ameaças que começaram em janeiro deste ano tornando-se cada vez mais constantes, o secretário e o prefeito da cidade, Arthur Virgílio, foram pedir ajuda ao superintendente da Polícia Federal em Manaus, Sérgio Fontes.

O secretário Assayag anda acompanhado por seguranças desde janeiro. Segundo ele, máfias de imigrantes ilegais, contrabandistas, agiotas e até traficantes de drogas podem estar por trás das ameaças. Na última quinta-feira, o secretário também se reuniu com autoridades da Secretaria de Segurança, para planejar medidas extras para a sua proteção.

O centro histórico da cidade de Manaus, uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014, é ocupado por cerca de 4.000 camelôs. A prefeitura tem um plano de realocar todos esses ambulantes para um local ainda não divulgado até julho deste ano. O objetivo é liberar o local para uma ampla reforma das calçadas e ruas que fique pronta a tempo de receber os turistas do Mundial.

"As calçadas, ruas e calçadões da cidade estão em condição muito precária, precisamos reformar tudo, mas antes é preciso tirar os camelôs de cima das calçadas. Este projeto contraria o interesse de muita gente, mas precisa ser feito", afirma Assayag.

De acordo com o secretário, o plano do governo municipal é realocar todos os ambulantes do centro da cidade para shopping populares. Ocorre, porém, que nenhum projeto de construção desses locais saiu do papel até agora. "Essas coisas demoram, e vamos tirar os camelôs do centro até o mês de julho. Por isso, haverá uma solução provisória até que os shoppings populares fiquem prontos, o que só deverá ocorrer dentro de dois anos e meio", explica o secretário. E qual solução provisória é essa? "Ainda não posso revelar, o projeto está em fase de estudo...".

De qualquer maneira, segundo o superintendente da Polícia Federal no Estado do Amazonas, Sérgio Fontes, ocupam o centro de Manaus, além de camelôs cadastrados pela prefeitura, donos de bancas de comércio ambulante que exploram o trabalho dos comerciantes, máfias de estrangeiros ilegais chineses, coreanos, peruanos, haitianos e colombianos que se dedicam ao comércio de produtos roubados e fruto de contrabando e traficantes de drogas. 

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014

"O número de indivíduos contrariados pela retirada da massa de camelôs do centro é enorme, vai desde o camelô da esquina até líderes de organizações criminosas. Vamos ficar atentos, dentro das investigações que já praticamos para coibir crimes como contrabando e tráfico de drogas, para detectar eventuais responsáveis pelas ameaças que o secretário vem sofrendo. É o que nos cabe fazer", disse o superintendente da PF, lembrando que possuiu um efetivo muito menor do que o necessário para cuidar das amplas fronteiras do Estado do Amazonas e demais atribuições constitucionais da Polícia Federal.

E qual o tamanho deste efetivo? "Isso nós não costumamos revelar, mas garanto que se fosse dez vezes maior do que é, ainda seria insuficiente".


Prefeitura envia nota

Após a publicação desta reportagem, a Prefeitura de Manaus enviou nota ao UOL Esporte que segue abaixo:

"A Prefeitura Municipal de Manaus informa que as ameaças recebidas pelo secretário Rafael Assayag são em reação às ações realizadas para a revitalização do Centro Histórico da Capital. Os projetos neste sentido estão sendo desenvolvidos em parceria com órgãos como Ministério Público e Iphan, e precisam de anuência prévia destes para que sejam divulgados e executados.

A segurança junto à Polícia Federal foi solicitada não apenas para o secretário Rafael, mas também para os demais funcionários da pasta responsável pelas ações, bem como, e especialmente, para as lideranças de camelôs que fazem parte das comissões de discussão dos projetos a serem implementados.

Cientes do seu entendimento e confiantes do compromisso de informar, agradecemos se estas informações, aqui prestadas, forem levadas aos leitores.

Márcio Noronha

Secretário Municipal de Comunicação" 

Já na última segunda-feira, através de seu site na internet, a prefeitura havia informado que o prefeito Arthur Neto se reunira, na sede da Polícia Federal (PF) do Amazonas, com o superintendente do órgão, delegado Sérgio Fontes. Ele falara sobre as ameaças de morte que vinha sofrendo o titular da Secretaria Municipal Extraordinária para Requalificação do Centro (Semex), Rafael Assayag. "De acordo com o prefeito, o trabalho da secretaria não vai ser prejudicado pelas ameaças de quem é contra o projeto de reestruturação do Centro." 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos