Assembleia do RJ decreta feriado escolar em dia de jogo da Copa das Confederações

Do UOL, em São Paulo

Veja Também

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou nesta quarta-feira uma lei que suspende as aulas nas escolas da capital do Estado no dia 20 de junho, data em que haverá uma partida da Copa das Confederações, no Maracanã.

A cidade sediará três partidas do torneio-teste para a Copa do Mundo de 2014, nos dias 16, 20 e 30 de junho, sendo 20 o único dia útil. De acordo com o texto da lei, os estabelecimentos de ensino deverão se organizar para reposição do dia suspenso.

Além do feriado escolar, no último dia 13, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que pretende decretar feriado municipal no dia 20.  A ideia foi anunciada durante uma reunião para o planejamento operacional para o torneio.

Segundo Paes,no jogo Espanha x Taiti no dia 20 de junho, uma quinta-feira, a prefeitura deverá, no mínimo, decretar dia de meio expediente do trabalho. "Nós vamos ainda decidir. Isso é uma questão que ainda estamos estudando", afirmou Paes. "Dado que o Maracanã está em uma área de grande fluxo de carros, estamos conversando com o governo estadual e federal sobre, no mínimo, um meio expediente."

O Rio de Janeiro vai receber três jogos da Copa das Confederações, que acontecerá de 15 a 30 de junho deste ano. Nenhuma obra de mobilidade ou aeroportos prevista para preparar a cidade para a Copa do Mundo de 2014 estará pronta para o torneio de 2013.

O prefeito Paes, no entanto, minimizou a ligação entre o andamento dos projetos e sua ideia de decretar feriado em dias de partida. "Não influencia. As obras restantes vão atender, na Copa do Mundo, áreas de hospitalidade", afirmou.

$tituloModulo



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos