Assembleia do RJ decreta feriado escolar em dia de jogo da Copa das Confederações

Do UOL, em São Paulo

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou nesta quarta-feira uma lei que suspende as aulas nas escolas da capital do Estado no dia 20 de junho, data em que haverá uma partida da Copa das Confederações, no Maracanã.

A cidade sediará três partidas do torneio-teste para a Copa do Mundo de 2014, nos dias 16, 20 e 30 de junho, sendo 20 o único dia útil. De acordo com o texto da lei, os estabelecimentos de ensino deverão se organizar para reposição do dia suspenso.

Além do feriado escolar, no último dia 13, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que pretende decretar feriado municipal no dia 20.  A ideia foi anunciada durante uma reunião para o planejamento operacional para o torneio.

Segundo Paes,no jogo Espanha x Taiti no dia 20 de junho, uma quinta-feira, a prefeitura deverá, no mínimo, decretar dia de meio expediente do trabalho. "Nós vamos ainda decidir. Isso é uma questão que ainda estamos estudando", afirmou Paes. "Dado que o Maracanã está em uma área de grande fluxo de carros, estamos conversando com o governo estadual e federal sobre, no mínimo, um meio expediente."

O Rio de Janeiro vai receber três jogos da Copa das Confederações, que acontecerá de 15 a 30 de junho deste ano. Nenhuma obra de mobilidade ou aeroportos prevista para preparar a cidade para a Copa do Mundo de 2014 estará pronta para o torneio de 2013.

O prefeito Paes, no entanto, minimizou a ligação entre o andamento dos projetos e sua ideia de decretar feriado em dias de partida. "Não influencia. As obras restantes vão atender, na Copa do Mundo, áreas de hospitalidade", afirmou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos