Felipão deixa Kaká na reserva e resgata volante de marcação

Fernando Duarte

Do UOL, em Genebra (SUI)*

  • MOWA PRESS

    Kaká está de volta à seleção e foi convocado pela primeira vez por Luiz Felipe Scolari

    Kaká está de volta à seleção e foi convocado pela primeira vez por Luiz Felipe Scolari

O técnico Luiz Felipe Scolari deu os primeiros indícios do time que deve levar a campo no amistoso contra a Itália, na quinta-feira, em Genebra, na Suíça. O treinador deixou o meia Kaká na reserva no primeiro trabalho, realizado na manhã desta terça. Depois, na segunda parte do trabalho, resgatou o esquema com três zagueiros, vencedor na Copa do Mundo de 2002. 

O jogador do Real Madrid foi preterido por Hulk no meio de campo. O jogador do Zenit, da Rússia, ocupou o lugar que foi de Ronaldinho Gaúcho na derrota para a Inglaterra, em fevereiro.

Outra novidade foi a dupla de volantes que Felipão escolheu para o primeiro treino, no estádio de Colovray, nos arredores de Genebra e bem em frente à sede da UEFA, a entidade máxima do futebol europeu.

Confirmando a insatisfação com a atuação de Paulinho e Ramires contra os ingleses, o treinador resgatou um jogador de maior proteção à zaga, Luiz Gustavo, e escalou o jovem Fernando ao seu lado. Na convocação, o Felipão havia dito que iria reforçar a proteção aos zagueiros. 

Na lateral esquerda, mais uma novidade. Felipe Luís, do Atlético de Madri, foi utilizado no setor e Marcelo ficou entre os reservas.

Na zaga, Felipão reuniu a dupla reinante nos tempos de Mano: Thiago Silva e David Luiz. O treinador em vários momentos interrompeu o treino para corrigir posicionamentos e dar instruções quando o time titular não tinha a posse de bola. Em alguns momentos, inverteu as posições de Hulk e Oscar no meio.

A equipe foi formada por Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Felipe Luís; Fernando, Luiz Gustavo, Hulk e Oscar; Neymar e Fred.

Na segunda parte do treino, no entanto, Felipão mexeu na equipe e resgatou o esquema com três zagueiros, usado por ele na conquista da Copa de 2002. O trio foi formado por Thiago Silva, David Luiz e Dante. O treinador também mexeu no restante da equipe, com Hernanes no lugar de Luiz Gustavo e com Kaká e Diego Costa ao lado de Neymar. 

Depois de reestrear com derrota por 2 a 1 para a Inglaterra, Felipão terá dois amistosos em sequência para firmar o time que pretende usar na Copa das Confederações. O primeiro é contra a Itália, no quinta, e depois o adversário é a Rússia, na próxima segunda-feira, em Londres. 

*Atualizado às 12h22

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos