Prefeito do Rio quer decretar feriado em dia de jogo da Copa das Confederações

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Ricardo Moraes/Reuters

    Estádio do Maracanã será sede de três partidas da Copa das Confederações de 2013

    Estádio do Maracanã será sede de três partidas da Copa das Confederações de 2013

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou nesta quarta-feira que pretende decretar feriado municipal quando a cidade receber um jogo da Copa das Confederações em dia útil.  A ideia foi anunciada durante uma reunião para o planejamento operacional para o torneio.

Segundo Paes, o Rio vai receber um jogo da Copa das Confederações numa quinta-feira (Espanha x Taiti, no dia 20 de junho). Para este dia, a prefeitura deve, no mínimo, decretar dia de meio expediente do trabalho.

"Nós vamos ainda decidir. Isso é uma questão que ainda estamos estudando", afirmou Paes. "Dado que o Maracanã está em uma área de grande fluxo de carros, estamos conversando com o governo estadual e federal sobre, no mínimo, um meio expediente."

O Rio de Janeiro vai receber três jogos da Copa das Confederações, que acontecerá de 15 a 30 de junho deste ano. Nenhuma obra de mobilidade ou aeroportos prevista para preparar a cidade para a Copa do Mundo de 2014 estará pronta para o torneio de 2013.

O prefeito Paes, no entanto, minimizou a ligação entre o andamento dos projetos e sua ideia de decretar feriado em dias de partida. "Não influencia. As obras restantes vão atender, na Copa do Mundo, áreas de hospitalidade", afirmou.

A reunião sobre o plano operacional da Copa das Confederações reuniu membros do governo federal, estadual e municipal. Sessões desse tipo estão acontecendo em todas as cidades-sede do torneio para solução das últimas questões ligadas ao evento.

De acordo com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, outras cidades também podem decretar feriado nos dias de jogos da Copa das Confederações. Isso dependerá das condições de cada uma. "Isso e uma decisão de cada administração local, de acordo com o plano para cada jogo", disse.

Rebelo também negou qualquer relação entre o atraso na entrega das obras de mobilidade e a necessidade de algumas cidades decretarem feriado em dias de jogos da Copa das Confederações.

Copa das Confederações
Copa das Confederações

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos