Fifa aceita atraso para Copa das Confederações e foca cobrança em 2014

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • AFP PHOTO/VANDERLEI ALMEIDA

    Ronaldo (esq), membro do COL, e Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, durante reunião no Rio

    Ronaldo (esq), membro do COL, e Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, durante reunião no Rio

Faltando cem dias para a Copa das Confederações, os seis estádios do torneio já deveriam estar prontos, segundo o planejamento original da Fifa. Entretanto, no evento que marcou o início da contagem regressiva para o chamado Festival dos Campeões, a própria entidade máxima do futebol admitiu que nem tudo correu como ela esperava, que eventos-teste podem ser cancelados e que, por tudo isso, será rígida em 2014.

Em entrevista coletiva concedida na quinta-feira, no Rio de Janeiro, o secretário-geral Jérôme Valcke lamentou os atrasos nas entrega das arenas da Copa das Confederações. Disse que o ideal era mesmo que todas as obras nos estádios já estivessem concluídas. Mais, confirmou que os atrasos podem comprometer os eventos-teste.

"No cenário perfeito, o ideal é que tivéssemos três eventos-teste em cada estádio antes de um jogo do torneio, mas podemos ter só dois", admitiu Valcke, revelando mais uma flexibilização da Fifa por causa de problemas nas construções.

A primeira delas foi feita no ano passado, quando a entidade alterou de fevereiro para 15 de abril a data final de entrega das obras nas arenas da Copa das Confederações e confirmou as seis sedes. A segunda foi anunciada na quarta-feira e diz respeito somente ao Maracanã, estádio mais atrasado para o torneio de acordo com o próprio Valcke.

A arena do Rio, palco da final da Copa das Confederações e Copa do Mundo, teve sua entrega adiada para 27 de abril. O secretário-geral da Fifa, porém, minimizou a alteração. "Sempre foi essa a data que tínhamos", desconversou.

Sabendo do que ocorreu na Copa das Confederações, a Fifa e o COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo voltaram sua atenção para 2014. O ex-jogador Ronaldo, membro do comitê, pediu o cumprimento dos prazos para o Mundial. Teve seu discurso endossado pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que destacou que a data-limite é 31 de dezembro.

"É preciso tomar a Copa das Confederações como uma base para que possamos garantir a entrega dos estádios para a Copa do Mundo de 2014 dentro do prazo", afirmou o ministro, lembrando dos atrasos no cronograma do torneio-teste.

O secretário-geral da Fifa disse que o grau de exigência com os estádios para a Copa das Confederações é diferente do que para o Mundial. Por isso, ressaltou que a tolerância com os deslizes no cronograma será diferente no caminho para 2014.

Visita ao Brasil

O evento dos cem dias para a Copa das Confederações serviu também para um balanço de mais uma visita do secretário-geral da Fifa ao Brasil. Desde terça-feira, Valcke passou por Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Visitou estádios que serão usados na Copa das Confederações e se reuniu com governantes locais.

No geral, Valcke elogiou o andamento das obras. Entretanto, demonstrou apreensão quanto ao andamento da construção do Maracanã. De acordo com ele, o estádio do Rio de Janeiro, que é o que mais o preocupa.

De terça para quarta-feira, uma forte chuva alagou o canteiro de obras do estádio. Apesar do incidente, na noite de quarta, Valcke reuniu-se com o governador Sérgio Cabral e ele garantiu que o Maracanã estará concluído no dia 27 de abril.

Mesmo assim, a Fifa convocou uma reunião emergencial para tratar do estádio. O encontro acontece nesta sexta-feira. Segundo Valcke, mais importante do que saber "quando" o Maracanã será entregue à Fifa, é saber "como" o estádio estará.

Obras da Copa
Obras da Copa

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos