Empreiteiras atrasam entrega da Arena Fonte Nova para governo

Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/Arenafontenova

    Visão do alto das arquibancadas da Arena Salvador em fevereiro de 2013

    Visão do alto das arquibancadas da Arena Salvador em fevereiro de 2013

A entrega das Arena Fonte Nova foi adiada por conta de atrasos nas obras do entorno. Estava previsto que nesta quinta-feira o governo da Bahia receberia o estádio pronto do consórcio de empreiteiras responsável pelo projeto, que inclui Odebrecht e a OAS. Mas o governador Jacques Wagner não quis receber o estádio incompleto.

Segundo a informação da assessoria do governador, ele não gosta de inaugurar obras inacabadas e, por isso, sempre pede o adiamento nestes casos. A nova data marcada era o dia 8 de março quando, segundo o governo, as obras terão acabado. Há uma visita da Fifa marcada pouco depois, no dia 13 de março.

Mas o gramado da Fonte Nova não estará pronto nesta data. O plantio da grama acabou em 25 de janeiro e, portanto, esta só deve estar maturada no final de março, ainda de acordo com a assessoria do governo.

A intenção do governador é inaugurar o estádio com um clássico entre Bahia e Vitória. Inicialmente, esta partida estava marcada para 29 de março, mas também deve haver um adiamento. Isso porque, na versão do governo, não seria conveniente fazer um jogo na sexta-feira santa, quando a maior parte da população viaja para aproveitar o feriado.

"Depende deles (do consórcio) dizerem que dia será o primeiro evento. Estou cobrando da empresa", disse o governador Jacques Wagner à TV Record.

A Arena Fonte Nova está na Copa das Confederações-2013, o que torna obrigatório que tudo esteja pronto até o final de abril deste, segundo novo prazo estabelecido pela Fifa e pelo COL (Comitê Organizador Local).

Na tarde desta quinta-feira, porém, as empreiteiras OAS e Odebrecht anunciaram uma nova data de inauguração: 9 de abril. A alegação foi a de que colocando o evento neste dia, a chance de sair algo errado diminui. "O prazo adicional permitirá a maturação mais adequada do gramado, a realização de testes e eventuais ajustes, assegurando a qualidade esperada", diz nota oficial do consórcio. 

Concluída a cobertura, a previsão era de que a Fonte Nova seria entregue no dia 28
Veja Álbum de fotos

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos