Valcke diz que "há muito trabalho a fazer", mas ratifica prazo para estádios da C. Confederações

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • EFE/Fernando Bizerra Jr

    Obras do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, atingiram 87% do seu cronograma

    Obras do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, atingiram 87% do seu cronograma

Faltam quatro meses para a Copa das Confederações e, segundo o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ainda "há muito trabalho a fazer" em alguns estádios que serão usados no torneio. Isso, no entanto, não muda a data em que a entidade máxima do futebol quer as arenas estejam prontas. Segundo Valcke, todas os estádios têm que estar prontos em abril.

O prazo foi mais uma vez ratificado pelo secretário-geral da Fifa ao encerrar mais uma viagem de visitas a obras no Brasil. De sábado até quarta-feira, Valcke esteve em Fortaleza, Brasília, Salvador e Rio de Janeiro –quatro das seis sedes da Copa das Confederações-- vistoriando estádios e se reunindo com governantes para verificar o andamento dos preparativos.

Vistoriou, por exemplo, o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Este, de acordo com o próprio Valcke, é um dos que têm obras em estágio mais preocupante. Mesmo assim, Valcke e outros membros do COL (Comitê Organizador Local) afirmaram que a arena estará pronta em abril.

"Vimos um dos estádios em que ainda há muito trabalho a fazer, que é o de Brasília", afirmou Valcke, em entrevista coletiva que marcou o encerramento de sua visita ao Brasil, no início desta tarde, no Rio de Janeiro. "Apesar disso, temos o compromisso de que o estádio estará pronto no dia 21 de abril e acreditamos nisso."

O mesmo compromisso vale para o Maracanã. Neste mês, o governo do Rio de Janeiro assinou um contrato com a Odebrecht para a construção das bilheterias e catracas do estádio. Essas obras têm até o fim de maio para ficarem prontas. Mesmo assim, o presidente do COL, José Maria Marin, declarou que as obras terminam em abril.

"Me reuni hoje com o governador e o prefeito. Eles me garantiram que o estádio estará pronto em abril", afirmou durante a mesma entrevista coletiva.

Para a Copa do Mundo de 2014, tanto Valcke quanto Marin informaram que não preocupação quanto as obra de nenhum estádio do torneio. De acordo com eles, todos estarão prontos em dezembro deste ano.

"Estamos confiantes. Manaus, que estava atrasada, melhorou seu cronograma", afirmou o secretário-geral da Fifa. "A data de entrega é de dezembro de 2013."

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos