Ronaldo reclama de postura crítica da imprensa em relação à preparação do Brasil para a Copa e pede união

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Júlio César Guimarães/UOL

    Ronaldo posa ao lado do recém-revelado cartaz da Copa do Mundo de 2014

    Ronaldo posa ao lado do recém-revelado cartaz da Copa do Mundo de 2014

O ex-jogador Ronaldo, membro do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, criticou nesta quarta-feira a postura da imprensa brasileira na cobertura da preparação do país para o Mundial de futebol. Para ele, este é o momento para "todos se unirem" em favor do sucesso do evento.

Segundo o ex-jogador, os órgãos de imprensa estariam adotando uma postura excessivamente crítica em relação à Copa, que não refletiria o ânimo geral da população brasileira.

"O sentimento que vejo nas ruas é de felicidade e expectativa para a Copa, muito diferente do tom das perguntas que a gente tem que responder aqui", disse Ronaldo, referindo-se às perguntas que eram feitas pelos jornalistas no evento de lançamento do pôster oficial da Copa do Mundo.

Ronaldo pediu que todos se unam em prol da Copa. "Este é o momento de todos se unirem, inclusive a imprensa. O povo brasileiro não está preocupado com atraso (nas obras prometidas para o Mundial). O povo brasileiro precisa de alegria", sentenciou o ex-atleta, que compareceu ao evento usando óculos para a correção de uma hipermetropia.

Pôster da Copa

O pôster da Copa divulgado nesta quarta traz um mapa estilizado do Brasil, com os contornos definidos por desenhos de duas pernas disputando uma bola, além de imagens da fauna e da flora brasileira. O cartaz da primeira Copa realizada no país, em 1950, também teve uma perna de jogador e uma bola.

O pôster deveria ter sido divulgado na última segunda-feira (quando faltavam 500 dias para a Copa), ocasião em que haveria uma série de festividades em Brasília. Entretanto, Com a tragédia ocorrida na boate de Santa Maria (RS) na madrugada de sábado para domingo, o evento foi adiado.

O cartaz foi criado pela agência brasileira Crama, que venceu outras duas concorrentes. A escolha foi feita por uma comissão de notáveis formada pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e do Comitê Organizador Local da Copa, José Maria Marin, pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, pelos ex-jogadores Bebeto e Ronaldo, e pelo artista plástico Romero Britto.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos