Prefeitura de SP extingue secretaria da Copa de 2014 e substitui por comitê coordenado por vice-prefeita

Aiuri Rebello

Do UOL, em São Paulo

  • Diego Shuda/Folhapress

    A vice-prefeita de SP, Nádia Campeão: nova coordenadora da Copa de 2014 na cidade (foto de 30.nov.2011)

    A vice-prefeita de SP, Nádia Campeão: nova coordenadora da Copa de 2014 na cidade (foto de 30.nov.2011)

A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão (PCdoB), é a nova coordenadora dos projetos do governo municipal para a realização do Copa do Mundo de 2014 na capital paulista. O decreto número 53.697, assinado no dia 16 de janeiro pelo prefeito Fernando Haddad (PT), oficializou a criação do "Comitê Integrado de Gestão Governamental Especial para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 – SPCOPA", gerido pela vice-prefeita. 

Nádia assume todas as funções do ex-secretario especial Gilmar Tadeu Ribeiro Alves. Na prática, a gestão dos projetos municipais para a Copa de 2014 continua com o mesmo grupo político, já que Alves e Nádia são membros do PCdoB paulista.

Em 1º de janeiro Haddad, recém-empossado, determinou a extinção da Secretaria Especial de Articulação para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, criada em 2011 pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD). De acordo com a Prefeitura, a extinção da secretaria e sua substituição pelo comitê é uma decisão política e administrativa de Haddad.

Sem remuneração

A Prefeitura afirma que o comitê imprimirá mais agilidade aos trabalhos que eram executados pela secretaria, e funcionará com uma estrutura administrativa mais enxuta. A secretaria especial possuía  ao menos 20 cargos comissionados além do secretário e, apenas com folha de pagamento, o gasto chegava a R$ 1,3 milhão por ano.

Agora, o decreto que oficializa a criação do comitê impede os participantes do grupo de receber alguma remuneração pela participação. Funcionários da Prefeitura alocados no comitê recebem seus salários normalmente sem acréscimos. O decreto prevê a participação "servidores municipais ou representantes da iniciativa privada que possam colaborar tecnicamente com as propostas e deliberações", também sem remuneração.

Está prevista a participação no comitê de representantes de treze secretarias municipais e da SPTuris (São Paulo Turismo).

'Estrutura insuficiente'

"Por determinação do próprio prefeito, vamos estruturar um comitê que reúna as secretarias municipais estratégicas para o êxito dessa preparação", diz a vice-prefeita, por meio de nota da assessoria de imprensa. "Queremos também estreitar nossa relação com os principais parceiros, como a Federação Paulista de Futebol, que sempre apoiou a Copa", afirma. 

Segundo a Prefeitura, o ex-secretário foi convidado a permanecer na administração municipal, em outro cargo, mas aceitou o convite para assumir a Secretaria de Esportes de São Caetano do Sul, na Grande SP. A vice-prefeita também será a responsável pela atuação da Prefeitura em outros grandes eventos realizados em São Paulo, como a Fórmula-1.

Na ocasião da criação da secretaria, no início de 2011, o então prefeito Kassab justificou à Câmara Municipal que ela era necessária, pois a atual estrutura da Prefeitura era insuficiente para enfrentar a complexidade dos desafios e tarefas relativos à preparação da Copa em São Paulo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos