Del Nero usa brecha em estatuto da CBF e acumula cargo na Federação Paulista por mais de seis meses

Paulo Passos, Ricardo Perrone e Vinicius Konchinski

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

  • Leandro Moraes/UOL

    Marco Polo Del Nero participa da cerimônia de entrega dos melhores do Brasileirão

    Marco Polo Del Nero participa da cerimônia de entrega dos melhores do Brasileirão

Uma licença temporária deu ao vice-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) Marco Polo Del Nero o direito de acumular seu cargo na entidade nacional com a presidência da FPF (Federação Paulista de Futebol) por mais de seis meses. Eleito em junho de 2012 para o segundo cargo mais importante da confederação, Del Nero tinha até dezembro para optar se seguiria na CBF ou na FPF. Após se afastar da vice-presidência da CBF por alguns dias, porém, ele ganhou mais seis meses de prazo para tomar sua decisão e já cogita permanecer nos dois cargos indefinidamente.

O plano de Del Nero é possível por conta de uma brecha no Estatuto da CBF. O documento determina que os vices da entidade não ocupem nenhum cargo em federações estaduais e, nos casos em que isso eventualmente aconteça, o dirigente tem seis meses para deixar seu posto na federação e seguir na vice-presidência da confederação. Mas, a cada vez que um vice se afasta por um único dia da CBF, ele ganha em seu retorno mais seis meses de prazo para que renuncie ao cargo na federação.

Foi o que fez Del Nero. Em novembro, ele pediu licença da CBF. Dias depois, reassumiu seu posto, já com mais tempo para acumular o cargo na confederação e a presidência da federação paulista.

Marco Polo Del Nero
Marco Polo Del Nero

"Eu pedi licença da vice-presidência da CBF e voltei depois. Com isso, posso me manter no cargo [no caso, na presidência da FPF]", admitiu Del Nero ao UOL Esporte na quarta-feira. Ele confirmou que pode usar o artifício para ficar nos dois cargos indefinidamente. "Vou pedindo licença até lá", disse o cartola sobre a possibilidade de manter-se na diretoria das duas entidades até o início da próxima gestão na CBF.

Na quarta, aliás, Del Nero recebeu elogios do atual presidente da CBF, José Maria Marin. Durante evento para o anúncio de um patrocínio a campeonatos estaduais, Marin disse que seu aliado seria um bom presidente para a confederação.

"Ainda é muito cedo para tratar de eleição na CBF, mas sem dúvida nenhuma o Del Nero é um bom nome. Ele, como qualquer um, tem direito a colocar seu nome", afirmou Marin.

Além da vice-presidência da CBF e da presidência da FPF, Del Nero também é membro do COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo), conselheiro do Palmeiras, membro do Comitê Executivo da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e da Fifa (Federação Internacional de Futebol).

Em novembro, ele foi um dos alvos de uma operação da PF (Polícia Federal). Oficiais foram à sua casa e apreenderam documentos e computadores do dirigente. Del Nero foi encaminhado à sede da PF em São Paulo para esclarecimentos. A ação fez parte da Operação Durkheim, que investiga a violação de bancos de dados e também crimes contra o sistema financeiro.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos