Felipão não vê obrigação por título da Copa das Confederações

Do UOL, em São Paulo

  • Rafael Ribeiro/Divulgação/CBF

    Luiz Felipe Scolari e Parreira têm a missão de montar a seleção para a Copa do Mundo de 2014

    Luiz Felipe Scolari e Parreira têm a missão de montar a seleção para a Copa do Mundo de 2014

O técnico Luiz Felipe Scolari assumiu no fim de 2012 a missão de formar a seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2014 e afirmou logo em sua primeira entrevista que o time tem a obrigação de ganhar o Mundial. O discurso do treinador, porém, é diferente quando o assunto é Copa das Confederações e Felipão disse, em entrevista ao "Estado de S.Paulo", que a seleção não tem obrigação de conquistar a competição.

Para o treinador, a competição será usada para ajudar a formar o elenco que será convocado para a Copa de 2014.

Luiz Felipe Scolari
Luiz Felipe Scolari

"Em 2001, na Copa América, levamos um grupo que achávamos que faria parte de nosso time no Mundial de 2002. E não foi. Aquela Copa América definiu cinco nomes de jogadores que não foram conosco em 2002. A Copa das Confederações será a mesma coisa e marcará muito isso. Para mim e para os jogadores, é importante para traçar um rumo até a Copa do Mundo. Não quer dizer que se alguém não for bem já não será mais chamado, mas é sempre uma amostra oficial", afirmou Felipão ao jornal. 

O Brasil está no Grupo A da Copa das Confederações ao lado de Japão, México e Itália e a estreia é no dia 15 de junho, contra os japoneses. 

O técnico também lamentou o fato da seleção disputar apenas amistosos na preparação para as competições e pede adversários fortes para compensar. Segundo Felipão, depois da Inglaterra e Itália, em fevereiro e março, respectivamente, o time deve enfrentar França, Japão e México.

"Pode fazer falta para dar um sentido maior de competitividade ao grupo e maior experiência. É muito diferente quando se entra em campo para disputar três pontos", disse.

Felipão ainda reforçou a necessidade de a torcida apoiar a equipe durante as competições no Brasil, algo que não se viu nos últimos amistosos no país, como contra a África do Sul, no Morumbi, em setembro de 2012.

"Eles [torcedores] precisam confiar na seleção brasileira e precisamos criar um ambiente em que vamos receber os estrangeiros muito bem e mostrar o povo que somos e as belezas do Brasil. Mas devemos criar uma força tal que as seleções sintam a pressão. Isso é fundamental", analisou.

Apesar de assumir a seleção durante a preparação para uma Copa do Mundo como em 2001, Felipão não vê tantos problemas atualmente como há 12 anos.

"Em 2002 foi mais difícil. O Brasil jogava as Eliminatórias e tinha dificuldade para se classificar. Estávamos em terceiro e ninguém admitiria que ficássemos fora da Copa. Seria a primeira. Isso seria uma imagem que ficaria marcada para a história. Agora, jogando em casa, o Brasil tem sim o dever de ganhar. Em 1950, perdemos e já temos um histórico de Copa dentro do Brasil que não nos favoreceu. Portanto, foi pior para mim em 2002 do que agora", completou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos