Temendo oposição de Andrés, cúpula da CBF agrada dissidentes e se aproxima da Globo

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

A cúpula da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) prevê um possível contra-ataque do cartola demissionário Andrés Sanchez e se prepara como pode para o embate nos bastidores. José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, presidente e vice da entidade, respectivamente, articulam apoios e tentam minar qualquer possibilidade de fortalecimento de um movimento de oposição. O maior temor é a influência do ex-diretor de seleções com clubes, dirigentes de federações e até com a TV Globo, detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.

O primeiro passo de Marin e Del Nero para neutralizar Andrés, que deixou a entidade após ter sido ignorado na crise que culminou na demissão de Mano Menezes e contratação de Luiz Felipe Scolari, foi conceder benesses a presidentes das federações que ensaiaram um movimento contrário à posse da dupla após a saída de Ricardo Teixeira.

São os casos de Francisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol, e de Ednaldo Rodrigues, da Federação Baiana de Futebol. Os dois foram chamados por Marin para o sorteio da Copa das Confederações, em São Paulo, dias após a saída de Andrés. Novelletto admite que falou com o corintiano após a saída deste da CBF, mas ressalta que foi uma conversa "casual, de amigos".

GUERRA FRIA NO JAPÃO

  • Enquanto articula uma iminente batalha política pelo poder na CBF, Andrés Sanchez corre o risco de cruzar com os rivais José Maria Marin e Marco Polo Del Nero. Os três cartolas estão no Japão para o Mundial de Clubes. Andrés faz parte da delegação de uma empresa de turismo. O ex-presidente é garoto-propaganda da Stella Barros, empresa do grupo Águia, parceira da CBF. Já Marin e Del Nero foram ao torneio integrando comitiva da Fifa.

"Encontrei ele no hotel que estava aqui em São Paulo antes do prêmio da CBF do Brasileirão. Falamos por pouco tempo, não conversamos sobre política", diz Novelletto.

O gaúcho esteve com Marin, com quem acertou uma viagem de Luiz Felipe Scolari a Porto Alegre. O técnico iria receber uma homenagem da prefeitura da capital gaúcha, no último dia 4 de dezembro. Felipão, Marin e Novelletto iriam de São Paulo a Porto Alegre no avião da CBF, a convite do presidente da entidade. A viagem, porém, foi cancelada devido ao falecimento da mãe do treinador.

Assim como distribui agrados aos cartolas que poderiam se juntar a Andrés, a dupla Del Nero e Marin fez questão de demonstrar afinidade com a TV Globo. No dia em que o ex-diretor de seleções da CBF deixou a entidade, diretores da empresa jantaram na casa de José Maria Marin, no bairro dos Jardins, em São Paulo.

DEL NERO INTERMEDIOU ACORDO ENTRE GLOBO E FOX

  • Presidente da Federação Paulista de Futebol virou o dirigente mais influente na CBF

Del Nero esteve no encontro. Conforme o UOL Esporte informou na semana passada, foi justamente o presidente da Federação Paulista de Futebol quem intermediou contato entre Fox Sports e Globo que deve movimentar o mercado de direitos de transmissão até o fim deste ano. Atualmente, as duas emissoras travam uma disputa por direitos na TV paga. O Fox Sports tem a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana, enquanto a Globo conta com o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e uma série de outras competições. As duas empresas devem compartilhar os torneios.

A cúpula da CBF quer demonstrar proximidade com a Globo, que teve em Andrés Sanchez um aliado durante os últimos anos. O corintiano liderou, em 2011, o movimento de implosão do Clube dos 13, no momento em que a entidade organizava uma licitação para a venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Sem o C13, a emissora carioca negociou diretamente com os clubes e conseguiu a renovação dos contratos até 2015.

 

 

 


 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos