BNDES vai financiar aeroporto com obras programadas para depois da Copa-2014

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Divulgação/Infraero

    Vista aérea da área onde deve ser construído o novo aeroporto de Natal (junho/2012)

    Vista aérea da área onde deve ser construído o novo aeroporto de Natal (junho/2012)

O BNDES anunciou nesta quinta-feira que vai financiar a construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O terminal projetado para atender os visitantes de Natal (RN) durante a Copa do Mundo receberá crédito de R$ 329,3 milhões do banco estatal. Sua obra, no entanto, só deve ficar pronta dois meses após o Mundial, em outubro de 2014.

Essa, pelo menos, é a data de conclusão prevista no contrato assinado entre a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a companhia responsável pelo aeroporto. O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante será construído e operado pela iniciativa privada. O terminal foi leiloada em agosto do ano passado.

O consórcio Inframérica foi o vencedor do leilão. A empresa se comprometeu a investir quase R$ 440 milhões para construir o terminal do aeroporto e colocá-lo em operação. Nesta quinta-feira, o BNDES anunciou que vai financiar 75% desse valor.

O banco informou em comunicado enviado à imprensa que o aeroporto "deve" começar a operar na Copa do Mundo de 2014. Representantes do consórcio também já declaram que esse é o objetivo deles. No entanto, formalmente, não há nada que garanta que esse objetivo será cumprido a não ser a intenção da empresa.

Caso o aeroporto de São Gonçalo não fique pronto a tempo, Natal contará só com o seu aeroporto antigo para a Copa. Esse terminal, inclusive, já foi reformado levando-se em conta que não é certo que o novo estará concluído para o Mundial.

Localizado a 40 km de Natal, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante terá capacidade para atender 6,2 milhões de passageiros por ano. No ano passado, o atual Aeroporto de Natal recebeu 2,6 milhões de passageiros.

Obras da Copa
Obras da Copa

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos