Decisão política faz Fifa incluir Recife na Copa das Confederações, que terá 6 sedes

Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

  • Eduardo Martino / documentography

    Obra na Arena Pernambuco ainda está distante de acabar, mas pode ser incluída no torneio

    Obra na Arena Pernambuco ainda está distante de acabar, mas pode ser incluída no torneio

A Fifa confirmou oficialmente que a Copa das Confederações terá seis sedes, com Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Fortaleza. Havia uma dúvida em relação a Recife, cujas obras estão mais atrasadas, mas a entidade decidiu incluir a cidade no evento. Mas o compromisso político pesou mais do que a parte técnica, como reconheceu a Fifa, para deixar Recife dentro e até outras cidades como o Maracanã.

"Sempre falamos que os estádios deveriam ser entregues até o fim do ano. Dois estádios vão entregar no tempo. Belo Horizonte e Fortaleza são modelos. Os outros estão atrasados em dois meses e ficarão prontos no fim de fevereiro. Um fator é o relatório técnico o outro é o compromisso político. Estamos felizes com a solução, mas preocupados porque não foi entregue a tempo", disse Walter Gregorio, diretor de comunicação da Fifa, presente no evento que acontece no Museu do Futebol, no Pacaembu, em São Paulo.

A entidade vai instituir um sistema de aceleração de todos os processos para deixar prontas as arenas a tempo. No entendimento do COL (Comitê Organizador Local) é viável testar todos os estádios até o meio de abril. "Não tem plano B, não tem volta. Estamos convencidos de que os estádios anunciados hoje estarão prontos em 15 de abril. Chegamos a um ponto sem volta", disse Gregorio. 

Ou seja, ele descartou qualquer modificação na tabela anunciada ontem, até porque já passarão a ser vendidos ingressos a partir do início de dezembro. Não dá mais para retirar arenas após bilhetes da competição após bilhetes terem sido comercializados.

O dirigente admitiu que a Fifa chegou a pensar, em alguns momentos, em realizar a competição com quatro ou cinco sedes. Deixou claro que a decisão de usar seis sedes porque se entendeu que era viável construir os estádios a tempo e por compromissos políticos.

A partir de 15 de abril, terão de ser realizados eventos-testes. Preferencialmente, a Fifa quer quer sejam jogos de futebol. Mas, se for impossível, poderão ser organizadores shows nos estádios.

"Em alguns casos, o cronograma é apertado. Mas botamos na balança a importância da Copa das Confederações para a economia local, e para teste para a Copa. Podemos antecipar os benefícios em um ano para essas sedes", afirmou o presidente do COL, José Maria Marin.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, estava presente ao anúncio das sedes, o que demonstra que já sabia da inclusão da cidade dentro da Copa das Confederações. Também estavam presente o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e representantes de outros Estados. 

"Estou muito feliz pela confirmação. É um torneio do qual os jogadores gostam muito, será uma oportunidade do povo brasileiro dar uma grande mostra da sua hospitalidade, simpatia e alegria", disse Ronaldo, membro do Conselho do Comitê Local.

Copa das Confederações
Copa das Confederações

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos