Federação de jogadores é contra jogos da Copa 2014 às 13h e ameaça suspender torneio

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Leonardo Soares/UOL

    Entidade teme que jogos no início da tarde sejam prejudiciais à saúde dos jogadores do Mundial

    Entidade teme que jogos no início da tarde sejam prejudiciais à saúde dos jogadores do Mundial

Os horários dos jogos da Copa do Mundo de 2014 não agradaram a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf). Preocupada com a quantidade de partidas marcadas para as 13h, a entidade enviou uma carta à Fifa pedindo respeito aos direitos dos jogadores e ameaça paralisar o torneio caso não seja ouvida.

De acordo com o presidente da entidade, Rinaldo Martorelli, os jogos no início da tarde expõem os atletas a riscos a saúde. Em entrevista ao UOL Esporte, Martorelli disse que apoia a realização da Copa do Mundo no Brasil. Entretanto, adiantou que não aceitará que jogadores profissionais atuem em condições "insalubres" por imposição da Fifa.

"Já mandamos um aviso. Não vamos aceitar imposição", disse ele. "Estamos dispostos a buscar na Justiça um ambiente salubre para os jogadores. Tenho certeza que, pela tradição de respeito aos trabalhadores no Brasil, impedimos facilmente um jogo da Copa."

CONFIRA QUANTOS JOGOS CADA CIDADE RECEBERÁ EM CADA HORÁRIO

Cidade-sede 13h 15h 16h 17h 18h 19h 21h Total
Belo Horizonte 5 zero zero 1 zero zero zero 6
Brasília 5 zero zero 2 zero zero zero 7
Cuiabá zero zero 1 zero 3 zero zero 4
Curitiba 1 zero 1 1 zero 1 zero 4
Fortaleza 1 zero 3 2 zero zero zero 6
Manaus zero 2 1 zero zero zero 1 4
Natal 2 zero zero zero zero 2 zero 4
Porto Alegre 3 zero 1 1 zero zero zero 5
Recife 2 zero zero 2 zero 1 zero 5
Rio de Janeiro 1 zero 1 2 zero 3 zero 7
Salvador 2 zero 2 2 zero zero zero 6
São Paulo 2 zero 1 3 zero zero zero 6
Total 24 2 11 16 3 7 1 64

De acordo com a tabela do Mundial de 2014, 24 dos 64 jogos da Copa estão marcados para as 13h. O horário é o que mais concentra partidas. Cerca de 37% dos jogos da Copa acontecerão nesta hora. Para as 16h, por exemplo, estão marcados 17% das partidas.

Segundo Martorelli, os jogos às 13h vão obrigar atletas a disputar partidas em condições arriscadas. Por isso, ele quer que essa questão seja posta em debate. "Em Brasília, em julho, a umidade cai a níveis de um deserto. Imagina um jogo às 13h?", questionou. "Natal e Recife terão jogos às 13h. Imagina uma seleção da Europa jogando lá?"

Parte desse debate começou nesta semana. Martorelli está em um congresso da Federação Internacional de Jogadores de Futebol (FIFPro) em Washington, nos Estados Unidos, e levou o assunto ao conhecimento de outros sindicatos de atletas. "Recebemos o apoio imediato", contou. "Quando contamos sobre o clima das cidades, os estrangeiros se assustam."

Já a Fifa se defende. A entidade informou em nota que não recebeu qualquer carta da Fenapaf a respeito dos horários dos jogos. Mesmo assim, adiantou que a saúde dos jogadores é "altamente prioritária" na organização de um torneio como a Copa.

Por isso, a Fifa disse que analisou o histórico de temperaturas de todas as cidades-sede da Copa antes de definir a tabela do torneio. "As cidades com as maiores médias de temperatura, como Manaus, Cuiabá e Fortaleza, não terão nenhum jogo começando às 13h durante a fase de grupos", complementou a entidade, citando sua preocupação com os horários.

A Fifa também informou que acompanha as condições climáticas de cada partida baseada em um metodologia chamada Wet Bulb Globe Temperature (WBGT). Neste sistema, são avaliadas temperatura, umidade, velocidade do vento e radiação solar do ambiente.

Usando esses parâmetros, a equipe de médicos da entidade pode determinar, se necessário, pausas adicionais para hidratação de jogadores durante partidas do Mundial.

A Fifa ressaltou ainda que os horários dos jogos dependem também da logística de viagem para cada sede e do mercado de direitos de transmissão. Por isso tudo, e considerando que os atletas estarão seguros, a entidade não cogita alterar os horários.

Martorelli disse que procurou a entidade e fez o que deveria ter feito. Segundo ele, caso a Fifa não apresente os estudos que comprovem a ausência de riscos aos atletas, a solução será mesmo procurar a Justiça. "No Judiciário, sei que vamos ganhar."

Confira a íntegra da carta enviada à Fifa pela Fenapaf:

Fédération Internationale de Football Association - FIFA
Presidente Joseph S. Blatter

Senhor Presidente,

A Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol – FENAPAF sempre se mostrou uma entidade entusiasmada com a organização da Copa do Mundo de 2014 em nosso país, e não poderia ser de outra forma.

Porém, vislumbram-se situações que não são compatíveis com os interesses que defendemos desde sempre.

Para fazer com que os direitos fundamentais consagrados constitucionalmente em nosso país fossem respeitados trabalhamos exaustivamente. Não há como aceitar que direitos como condições de trabalho salubre e os direitos de personalidade sejam desrespeitados mesmo em se tratando de um evento de magnitude mundial.
                                    
Esse comunicado tem a intenção em comunicar Vossa Senhoria da nossa atenção a tais questões e que vamos defender os direitos dos atletas profissionais em todas as instancias que se fizerem necessárias.
                                    
Aproveitamos a oportunidade para reiterar que nossa disposição para resolução dos problemas sempre em elevado nível continua sendo nossa filosofia de trabalho e estaremos sempre à disposição de Vossa Senhoria para discutirmos tais questões.
                                    
Sabemos que juntos podemos encontrar os caminhos necessários para que todos os atores do futebol sejam respeitados, indistintamente.
                                    
Certos de contarmos com vossa compreensão, nos despedimos com votos de elevada estima.

Rinaldo Martorelli
Presidente

Obras da Copa
Obras da Copa

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos