No Mundial de Clubes, Fifa decidirá qual tecnologia usar para Copa-2014

Rodrigo Mattos

Do UOL, em Zurique (SUI)

  • AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI

    Blatter discursa ao lado da taça do Mundial de Clubes da Fifa

    Blatter discursa ao lado da taça do Mundial de Clubes da Fifa

Para a Copa-2014, a Fifa vai escolher apenas uma entre as duas tecnologias atualmente disponíveis para determinar se a bola ultrapassou a linha do gol. Foi o que afirmou o presidente da entidade, Joseph Blatter.

Ao aprovar o uso da tecnologia, a Fifa decidiu que testaria os dois sistemas. Um deles funciona por meio de um chip na bola que responde a sensores. O outro verifica se houve gol por meio de uma série de câmeras. Ambos serão testados durante o Mundial de Clubes 2012.

"A Goal line estará disponível. Vamos ter esses sistemas implantados na Campeonato Mundial de Clubes. Um será instalado em um campo e outro, em um segundo campo. Depois veremos qual será escolhido", afirmou o dirigente.

Há uma preocupação de Blatter de que o árbitro não fique sobrecarregado com equipamentos. Será ele o responsável por testar e verificar os sistemas que serão utilizados nos campos.

O presidente da Fifa praticamente descartou o uso de cinco juízes na Copa, com dois nas linhas de fundo próximos às traves. Disse que, como não foram escalados nas eliminatórias, também não devem ser utilizados no Mundial.

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos