Governo abre 240 mil vagas em cursos de qualificação para Copa; inscrições começam hoje

Do UOL, no Rio de Janeiro*

  • Divulgação/Ministério do Turismo

    Ministro do Turismo e Cafu lançam Pronatec Copa, que formará trabalhadores para o Mundial

    Ministro do Turismo e Cafu lançam Pronatec Copa, que formará trabalhadores para o Mundial

Estão abertas a partir desta sexta-feira as inscrições para os cursos de qualificação do Pronatec Copa. O programa do governo federal oferece 240 mil vagas em turmas de treinamento para trabalhadores estratégicos para a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações, no ano que vem. Todos os cursos são grátis.

CONHEÇA OS CURSOS

Técnicos
Agente de informações turísticas
Agente de viagens
Atendente de lanchonete
Auxiliar de serviços de hospedagem
Auxiliar de confeiteira
Auxiliar de cozinha
Auxiliar de garçom
Auxiliar de agenciamento de viagens
Bartender
Camareira em meios de hospedagem
Chapista
Churrasqueiro
Condutor de turismo de aventura
Condutor de visitantes
Copeiro
Cozinheiro industrial
Garçom básico
Masseiro
Mensageiro em meio de hospedagem
Mestre de cerimônias
Monitor ambiental
Monitor de recreação
Organizador de eventos
Padeiro
Padeiro e confeiteiro
Recepcionista
Recepcionista em meios de hospedagem
Salgadeiro
Sommelier
Sushiman
Idiomas
Espanhol
Inglês
Libras (Língua Brasileira de Sinais)

As vagas do programa estão divididas entre cursos técnicos e de idiomas. São 30 tipos de cursos técnicos disponíveis, que vão de copeira a sushiman, de camareira e garçom. Também estão abertas vagas em cursos de Inglês, Espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais, usada para comunicação com deficientes auditivos).

Podem fazer os cursos pessoas com mais de 18 anos que vivem nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, em seus entornos ou em cidades turísticas perto das sedes do Mundial (a lista das cidades incluídas no programa está transcrita abaixo). Trabalhadores que vivem nas seis cidades-sede da Copa das Confederações (Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador) terão prioridade na primeira fase do programa.

Para se inscrever em algum dos cursos oferecidos, basta o candidato acessar o site do Pronatec Copa (pronateccopa.turismo.gov.br) e procurar o link de inscrição, na parte de baixo da página, do lado esquerdo. O candidato terá de informar seu nome, endereço e CPF.

Segundo o Ministério do Turismo, houve alguns problemas técnicos no site nesta manhã. Esses problemas, porém, já foram resolvidos e as inscrições estão sendo computadas normalmente.

Contudo, o ministério alerta que algumas falhas podem ocorrer devido ao grande número de inscrições sendo feitas ao mesmo tempo ou então por causa das características de cada navegador de internet. Caso algum interessado nos cursos tenha problemas, ele pode entrar em contato com o ministério pelo telefone 0800 606 8484 ou pelo twitter. O perfil do órgão é o @MTurismo.

Depois disso que as inscrições forem finalizadas, o Ministério da Educação fará uma seleção dos inscritos. Os selecionados vão receber um e-mail informando o local e a data de início das aulas. A matrícula no curso terá de ser feita pessoalmente pelo candidato aprovado na seleção.

Candidatos que já trabalham nas áreas dos cursos do Pronatec Copa terão prioridade na seleção para os cursos técnicos. Já para fazer um curso de Inglês ou Espanhol, o candidato já tem que estar trabalhando no turismo. Um comprovante disso será solicitado na matrícula.

Os cursos do Pronatec Copa terão cerca de quatro meses de duração. As aulas serão em escolas do Sistema S (Senac, Sesc, Sesi e Senai) ou em instituições federais de educação profissional.

Os participantes receberão auxílio estudantil, alimentação e transporte para frequentar as aulas. As inscrições vão até o dia 16.

Legado

Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o Pronatec Copa será responsável por um dos maiores legados da Copa do Mundo de 2014. Ele disse na cerimônia de lançamento do programa, nesta semana, em Brasília, que os cursos de qualificação promoverão uma melhora significativa no atendimento dos serviços turísticos do país.

"O governo e o mercado estão atentos à oportunidade de melhorar o turismo nacional. O nosso crescimento passa necessariamente pela qualificação dos nossos profissionais", afirmou Vieira, sobre a necessidade de treinamento dos profissionais do turismo.

*Atualizada às 12h30

SAIBA QUAIS AS CIDADES TERÃO CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA COPA

Amazonas Manaus, Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Novo Airão
Bahia Salvador, Cachoeira, Cairú, Lauro de Freitas, Lençóis, Mata de São João, Maragogipe e Vera Cruz
Ceará Fortaleza, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Caucaia, Cascavel e Paraipaba
Distrito Federal Brasília
Mato Grosso Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres, Poconé e Várzea Grande
Minas Gerais Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima, Sabará e Sete Lagoas
Paraná Curitiba, Antonina, Guaraqueçaba, Lapa, Morretes, Paranaguá, Ponta Grossa e São José dos Pinhais
Pernambuco Recife, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Tamandaré
Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Mangaratiba, Niterói, Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis, Rio das Ostras e Teresópolis
Rio Grande do Norte Natal, Baía Formosa, Canguaretama, Maxaranguape, Parnamirim e Tibau do Sul
Rio Grande do Sul Porto Alegre, Cambará do Sul, Canoas e Novo Hamburgo
São Paulo São Paulo, Atibaia, Campinas e Ilhabela
Obras da Copa
Obras da Copa

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos