Forlán perde pênalti, mas Uruguai vence Peru e segue como único invicto das Eliminatórias

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Pablo La Rosa

    Luis Suárez comemora ao abrir o placar para o Uruguai contra o Peru

    Luis Suárez comemora ao abrir o placar para o Uruguai contra o Peru

Parecia que ia ser fácil, mas não foi. Mesmo empurrada pelos milhares de torcedores que lotaram o histórico estádio Centenário neste domingo, a seleção do Uruguai encontrou dificuldades para superar o time do Peru, atual lanterna das Eliminatórias Sul-Americanas. Porém, fez prevalecer a superioridade técnica e conseguiu vencer o rival por 4 a 2, em duelo que contou com um pênalti perdido pelo craque Diego Forlán, quando o jogo ainda estava empatado por 2 a 2.

CLASSIFICAÇÃO DAS ELIMINATÓRIAS

POSIÇÃO/SELEÇÃO PONTOS JOGOS
1) Chile 12 6
2) Uruguai 11 5
3) Argentina 10 5
4) Venezuela 8 6

Com o resultado, os celestes vão aos 11 pontos, ultrapassam a Argentina e assume a vice-liderança da tabela. Além disso, a seleção comandada por Oscar Tabárez segue como única invicta das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa 2014 e alcança uma incrível marca de 16 jogos de invencibilidade.

Apesar de não estar na liderança, atualmente ocupada pelo Chile, que superou a Venezuela no último sábado, o Uruguai é a seleção com melhor aproveitamento nas até agora – são 73%, sendo três vitórias e dois empates. O time chileno tem 12 pontos, dois a mais que os uruguaios, mas já foi a campo seis vezes.

A diferença técnica entre as duas equipes ficou clara desde o apito inicial do árbitro brasileiro Leandro Vuaden. A pressão do Uruguai era grande, e aos 14min saiu o primeiro gol dos anfitriões. Após escanteio da direita, Coates desviou de cabeça, Luis Suárez tentou completar e o goleiro Penny deixou a bola passar. González ainda tentou tirar em cima da linha, mas não evitou o gol, que foi dado a Suárez.

Mesmo com a vantagem, o Uruguai continuou em cima, e precisou de mais 15 minutos para ampliar. Suárez fez jogada rápida pela direita após passe de Max Pereira, bateu firme e Penny deu rebote. Max Pereira aproveitou a sobra na pequena área e fez o segundo. Aos 39min, porém, Godín desviou de cabeça contra a própria a meta, sem chances para Muslera, e deu sobrevida à seleção peruana.

Diego Forlán
Diego Forlán

O Peru voltou empolgado para a etapa final e, logo aos 2min, o atacante Guerrero recebeu cobrança de lateral, girou para cima do zagueiro dentro da área e deixou tudo igual no estádio Centenário. O empate no placar mexeu com o Uruguai, que voltou a pressionar e aos 7min teve pênalti a seu favor, cometido em cima de Cavani. Na cobrança de Forlán, Penny foi bem na bola e fez a defesa.

O pênalti perdido, porém, não abalou o time da casa, que impulsionado por sua torcida seguiu superior na partida e aos 18min voltou a ficar à frente no placar, com Cristián Rodríguez marcando de cabeça. O jogo esquentou ainda mais a partir daí, e tanto Uruguai como Peru criaram boas chances para ampliar. Nos acréscimos, ainda houve tempo para mais um dos anfitriões, marcado por Eguren.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos