Polícia Militar fez nova vistoria no Independência, mas laudo só fica pronto nesta 3ª feira
Gabriel Duarte
Do UOL, em Belo Horizonte
-
Bernardo Lacerda/UOL Esporte
Estádio Independência continua liberado para 10 mil pessoas, novo laudo pode modificar essa situação
Após realizar nova vistoria no Independência, nesta segunda-feira, a Polícia Militar de Minas Gerais encaminhará à Federação Mineira de Futebol, até o início da tarde desta terça-feira, o laudo técnico atualizado, que será repassado ao Ministério Público. Somente após a análise pela Promotoria de Defesa do Consumidor é que será tomada a decisão de liberar o estádio, que será reinaugurado nesta quarta-feira, para sua capacidade máxima.
Até o momento, a Arena Independência, novo nome do estádio, está liberada para apenas 10 mil torcedores. Essa situação, no entanto, poderá ser modificada, caso os laudos de segurança indiquem que há condição para receber 25 mil torcedores, que é a capacidade plena. Na noite desta segunda-feira, dois times formados por operários que atuaram na obra, ex-jogadores e jornalistas participaram de um jogo-teste, que teve o objetivo de avaliar aspectos como gramado, iluminação e o telão.
"Quando você vê, dá até vontade de voltar a jogar e entrar nessa grama", comentou o ex-goleiro Milagres, representante do América-MG no jogo-teste, que contou com os ex-zagueiros Célio Lúcio (Cruzeiro) e André Figueiredo e o ex-volante Hélcio (Atlético-MG). "O Independência é um estádio de fácil acesso e ficou muito bonito", acrescentou Milagres, que se disse emocionado por pisar no gramado do novo estádio.
O ex-volante Hélcio e o ex-zagueiro Célio Lúcio aprovaram o gramado, embora ambos tenham considerado que ele ainda está um pouco baixo. "Mas há condição de jogo", destacou Hélcio. De acordo com a Secopa-MG, o teste foi bem-sucedido e os aspectos analisados foram aprovados.
Apesar dos laudos não terem sido divulgados, o secretário extraordinário para a Copa do Mundo em Minas Gerais (Secopa-MG), Sérgio Barroso, que compareceu ao jogo-teste, garantiu que o Independência estará liberado para sua capacidade máxima, não para o jogo de inauguração, entre América-MG e Argentino Juniors, nesta quarta-feira, às 21h30, mas para as próximas partidas.
Dependendo da liberação para 25 mil pessoas, o Atlético-MG poderá mandar no próximo sábado, às 18h30, o segundo jogo com o Tupi pela semifinal do Mineiro. O Cruzeiro por sua vez já decidiu que o clássico de volta contra o América-MG será na Arena do Jacaré, domingo, às 16h.
"Está pronto e vai ser inaugurado quarta-feira. Todas as imperfeições foram sanadas. Ainda não temos conhecimento do laudo oficial, mas podemos garantir que ele (Independência) será liberado para 25 mil pessoas", afirmou Sérgio Barroso.
Ele revelou que o investimento total foi de R$ 148,9 milhões e disse que o estádio será entregue oficialmente, nesta quarta-feira, à Arena Independência, concessionária que o administrará. "Não falta mais nada, o estádio está pronto", salientou o secretário.
Comandante de Policiamento Especializado da capital, o coronel Antônio de Carvalho, adiantou que a Corporação já está trabalhando junto às torcidas organizadas dos clubes de Belo Horizonte para que os clássicos possam ser disputados no Independência com duas torcidas e não apenas como torcida única como tem acontecido na Arena do Jacaré. "Esse trabalho está sendo desenvolvido e estamos planejando isso", destacou.