Fifa define gramado 'tropical' e drenagem milionária para os estádios da Copa-14

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Divulgação/Portal da Copa

    Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF), ganhou gramado provisório para partida de operários

    Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF), ganhou gramado provisório para partida de operários

A Fifa e Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL) já definiram como serão os gramados dos estádios do Mundial. Um estudo feito pelos órgãos e enviado a todas as cidades-sede do torneio recomenda que os jogos da Copa ocorram em grama do tipo bermuda, plantada diretamente no estádio e sobre um sistema de drenagem a vácuo.

ACOMPANHE OS ESTÁDIOS

  • Portal da Copa/Divulgação

    O Ministério do Esporte divulgou nesta semana um balanço atualizado das obras e estádios para a Copa do Mundo de 2014. Veja como elas andam

 
O estudo da Fifa e do COL foi concluído em fevereiro deste ano. Levou em consideração os climas de todas as cidades-sede, além de fatores como a sombra causada pela cobertura de estádios. Para os organizadores da Copa no Brasil, a grama do tipo bermuda é a melhor para o país.
 
Essa grama é ideal para locais de clima tropical, com sol forte, como o da maioria das cidades que receberão jogos do Mundial de 2014. Só em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, o gramado deve ser de outro tipo, mais adequado ao frio.
 
De acordo com o estudo, os gramados da Copa ainda devem ser de grama plantada diretamente nos estádios. A técnica de se plantar "tapetes" de grama cultivados em outros lugares e trazidos aos estádios posteriormente não deve ser usada. Essa forma de plantação, segundo os técnicos contratados pela Fifa, aumenta o risco de desníveis nos gramados e tem de ser evitada.
 
Para a manutenção e conservação da grama, a Fifa e o COL recomendam ainda que, nos locais com clima mais chuvoso, os gramados sejam plantados sobre um sistema de drenagem a vácuo.
 
"Entre as opções de drenagem estudadas pela equipe do COL e da Fifa, o sistema de drenagem a vácuo é a melhor opção por causa de sua capacidade até quatro vezes superior de drenagem imediata, aumentando as chances de evitar o encharcamento do campo após uma chuva forte antes de uma partida", informou o COL.
 
O comitê ressaltou, porém, que todas as recomendações contidas no estudo enviado às cidades-sede são somente sugestões. Apesar de a Fifa e o COL defenderem que os estádios usem o que foi sugerido, não há nenhuma obrigatoriedade sobre isso.
 
No Maracanã, por exemplo, o sistema de drenagem a vácuo já foi contestado pela secretária de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Lins. A reforma do estádio para a Copa não prevê essa drenagem do gramado e a secretária já declarou que não a considera necessária.
 
Segundo Lins, a drenagem comum já daria conta de deixar o gramado do estádio em condições de jogo mesmo em caso de chuvas fortes. Além disso, consultas já mostraram que a drenagem a vácuo custa cerca de R$ 1,5 milhão a mais que a comum.
 
O COL rebate o argumento dizendo que a drenagem a vácuo é melhor para a conservação a longo prazo. Diz ainda que o custo do sistema representa aproximadamente de 1% do valor total da obra. A reforma do Maracanã, especificamente, está orçada em quase R$ 1 bilhão.
Obras da Copa
Obras da Copa

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos