Senador justifica cancelamento e diz que Valcke merece pontapé em "redondas abundâncias"

Do UOL, em São Paulo*

  • Fabio Pozzebom/AP

    Jerome Valcke foi indicado por Joseph Blatter para audiência no Senado brasileiro

    Jerome Valcke foi indicado por Joseph Blatter para audiência no Senado brasileiro

O senador Roberto Requião, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado, justificou nesta terça-feira o cancelamento da audiência com Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, marcado para a próxima semana. Segundo ele, Valcke merece receber um pontapé em suas “redondas abundâncias”.

“Não queremos escutar o porta-voz da Fifa. O requerimento que havíamos aprovado era para receber Blatter, e não este bedel da Fifa”, afirmou Requião. “Se dependesse de mim, ele (Valcke) receberia um pontapé em suas redondas abundâncias”. O parlamentar finalizou: "Se eu te convido para almoçar, não aceito que você mande o seu jardineiro em seu lugar".

As declarações de Requião ainda remetem às cobranças ao Brasil feitas no mês passado por Valcke sobre a preparação para a Copa do Mundo-2014. Na ocasião, o secretário-geral criticou o atraso na votação da Lei Geral e disse que o país precisava de um “chute no traseiro”.

Ministro do Esporte, Aldo Rebelo falou que o governo brasileiro não lidaria mais com Valcke em assuntos referentes ao Mundial, mas voltou atrás após pedido de desculpas do francês.

Joseph Blatter, presidente da Fifa, se encontraria originalmente com os senadores no dia 11 de abril, mas anunciou na segunda-feira que Valcke seria seu representante. Rebelo, então, alegou problemas de agenda e revelou que não participaria da audiência.

Segundo Júlio Linhares, secretário da comissão que debate a Lei Geral da Copa, o Brasil fez um novo convite para conversar com Blatter. A nova data para a reunião dependerá da disponibilidade do dirigente.

* Atualizada às 16h05



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos