Fifa lota evento sobre CTs da Copa de 2014; disputa de cidades por seleções será acirrada

Vinicius Konchinski

Do UOL, em Vitória (ES)

  • Bruno Cantini/site do Atlético-MG

    Membros do Comitê Organizador Local da Copa visitam Cidade do Galo, possível CT do Mundial de 2014

    Membros do Comitê Organizador Local da Copa visitam Cidade do Galo, possível CT do Mundial de 2014

O auditório do Centro de Convenções de Vitória ficou lotado na última sexta-feira para ouvir dirigentes da Fifa e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL) falarem sobre os centros de treinamento (CTs) do Mundial. O seminário organizado pelos dois órgãos foi o mais concorrido de todos os eventos já realizados sobre a organização da Copa no Brasil e revelou que a disputa para se tornar cidade-base de uma seleção do torneio será acirrada.
 
Segundo o COL, se inscreveram no seminário 654 representantes de 169 cidades, de 26 estados do país. Todas essas cidades disputam entre si a oportunidade de ser o local de treinamento e hospedagem de uma das 32 equipes que disputarão a Copa do Mundo.

LISTA PRELIMINAR

  • O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo vai divulgar neste ano uma lista de 40 locais aptos a receberem seleções durante o Mundial. No ano que vem, mais 40 locais serão anunciados. As 32 seleções que disputarão a Copa poderão escolher onde querem treinar

 
Para alcançar este objetivo, governos se preparam para fazer grandes investimentos. Querem como retorno a divulgação das suas cidades em âmbito internacional e o aumento na arredação de impostos com a chegada de turistas.
 
"A gente, assim como todo mundo, quer participar da Copa", afirmou Renato Casagrande, governador do Espírito Santos, que não receberá jogos do Mundial, mas espera ser base de uma seleção "Essa é uma oportunidade das pessoas de todo mundo conhecerem o Espírito Santo."
 
Só estado já inscreveu 11 locais para que possam ser avaliados pelo COL e, quem sabe, se tornar base para uma seleção. Pensando na Copa, o governo está bancando a reforma de dois estádios. Vai investir nas duas obras R$ 110 milhões.
 
"Ainda vamos criar uma linha de crédito especial para que empresas e cidades possam se preparar para servirem de CT", complementou o governador, no evento. "Nosso aeroporto também está passando por uma reforma e estará melhor até o início da Copa."
 
Além do Espírito Santo, o estado de São Paulo também dará apoio, com dinheiro público, para a reforma de hotéis e arenas da capital e interior para que eles recebam seleções. A linha de crédito foi anunciada em fevereiro, porém o montante que será emprestado pelo governo não foi informado. Ao todo, o estado de São Paulo tem 43 cidades candidatas a serem centros de treinamento da Copa.
 
Para essas cidades serem qualificadas para receber uma seleção, contudo, o processo é rigoroso. De acordo com gerente  de Competição e Serviços a Equipes do COL, Frederico Nantes, 279 locais já se candidataram para ser base de uma equipe no Mundial. O COL escolherá só 80 para oferecer às 32 seleções. Elas quem definirão onde querem ficar.
 
O diretor executivo do COL, Ricardo Trade, ressalta que o esforço das cidades compensa. Para comprovar sua tese, ele cita a cidade de Weggis, na Suíça, que recebeu a seleção brasileira em 2006. "A cidade tem 6 mil habitantes, mas durante a Copa recebeu 110 mil visitantes. Depois que a seleção brasileira foi para lá, todo mundo conheceu a cidade", disse.
 
Obras da Copa
Obras da Copa


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos