Fifa volta a se preocupar com atrasos, e Comitê Executivo fará parte da organização da Copa

Das agências internacionais, em Zurique (Suíça)

  • AFP / Franck Fife

    Jerome Valcke e Joseph Blatter em reunião da Fifa em 2010

    Jerome Valcke e Joseph Blatter em reunião da Fifa em 2010

A cada dia a Fifa dá novas demonstrações de preocupação com os preparativos da Copa do Mundo de 2014. Nesta quarta-feira, a entidade anunciou que os membros do Comitê Executivo farão parte do Comitê Oganizador fixo dos Mundiais realizados pela entidade.

"Para sublinhar a importância da Copa do Mundo para a Fifa, o Comitê Executivo é agora, pela primeira vez, parte deste fórum de tomada de decisões, que é responsável pelo acompanhamento e organização de cada edição do evento da Fifa" informou a entidade nesta quarta-feira.

O presidente-executivo do comitê organizador da África do Sul para a Copa do Mundo 2010, Danny Jordaan, e o chefe do comitê organizador da Rússia 2018, Alexei Sorokin, também estarão envolvidos.

Os preparativos para o torneio no Brasil têm sido marcados por atrasos na construção de estádios e infra-estruturas, como aeroportos, transportes e hotelaria. Estas preocupações foram aumentadas porque muitas seleções terão de cruzar o território brasileiro para disputar as partidas de seus grupos.

A Fifa também se irritou com as dificuldades para a aprovação da Lei Geral da Copa que ferem leis estabelecidas no país, como a venda de bebibas alcoólicas no estádios e a comercialização de ingressos com descontos para estudantes e idosos.

A entidade máxima do futebol mundial ainda confirmou que o secretário-geral Jerome Valcke continuará comandando as negociações com o país, mesmo após as declarações polêmicas do cartola. Valcke chegou a dizer que o país precisava de um ‘pontapé no traseiro’ para avançar com os preparativos.

O atual presidente da CBF, José Maria Marin, também esteve presente na reunião. Apesar dos atrasos e do tumulto político, o presidente da Fifa, Sepp Blatter, disse que o Brasil vai organizar uma Copa do Mundo excepcional.

"Estamos confiantes de que, apesar das muitas tarefas ainda a serem cumpridas por todos nós, o Brasil vai sediar uma excepcional Copa do Mundo em 2014", disse, após a reunião realizada em Zurique, entre os membros da Fifa.
 

DIFERENÇAS ENTRE ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA ORGANIZAÇÃO DA COPA

O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da Fifa foi criado pela CBF quando a associação foi escolhida em 2007 para ser a responsável pela organização operacional da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014 juntamente com a Fifa. É presidido por José Maria Marin.
Já o Comitê Organizador para a Copa do Mundo da Fifa é o orgão da Fifa responsável pela organização da Copa do Mundo de acordo com as provisões e as regras aplicáveis à competição, além dos requerimentos e termos de compromisso com a associação organizadora. Sua composição muda a cada quatro anos. É sempre presidido por um membro da confederação sede (a Conmebol no caso de 2014) e, portanto, Nicolas Leoz foi escolhido o presidente desta entidade, a qual também inclui membros de Comitês Organizadores Locais passados e futuros. Todos foram selecionados em janeiro de 2012.
Há ainda o Escritório da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Bureau), que é formado por membros do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa e só se reúne se o Comitê Organizador como um todo não puder se reunir. É o que acontece, por exemplo, quando decisões urgentes precisam ser tomadas.
Obras da Copa
Obras da Copa


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos