Demissionário, Ricardo Teixeira continua sócio do Comitê da Copa e pode lucrar no negócio

Roberto Pereira de Souza

Do UOL, em São Paulo

Duas semanas após renunciar como chefe do comitê organizador da Copa 2014, Ricardo Teixeira ainda mantém seu nome nos arquivos da Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja), como sócio cotista da empresa. Enquanto essa alteração não for formalizada, Teixeira continua  sócio da empresa COL, montada em 2008, ligada à Fifa e com fins lucrativos.

O COL é uma sociedade limitada responsável por negócios da Copa das Confederações e Copa 2014. A empresa trabalha em sintonia direta com a Fifa e pode ter lucros comerciais na promoção, organização e realização dos eventos.

Ricardo Teixeira renunciou ao cargo de presidente da CBF e do COL. Teixeira era sócio minoritário da empresa COL, tendo a CBF que ele presidia como majoritária.

José Maria Marin é o  novo presidente da CBF. Mas até essa mudança na CBF precisa ser formalmente arquivada na Jucerja, para que seja formalizada a saída de Teixeira da administração das duas entidades.

“A alteração é necessária pela empresa COL, mas a lei não dá prazo para o registro dessa mudança”, explicou a secretária da Jucerja, Valéria Gaspar Terra.

A secretária disse ainda que o mercado costuma cobrar dos sócios das empresas alterações formais no quadro societário, sob risco de perda de valor em assinaturas de contrato  e movimentações financeiras.

Oficialmente, o COL é uma empresa ligada à Fifa e tem fins lucrativos. Seu contrato social estabelece a constituição de um conselho administrativo e, até, de um conselho consultivo.

Segundo o Código Civil, um sócio cotista que se desliga de uma empresa tem até 30 dias para transferir sua participação a um terceiro ou oferecer sua parte ao sócio majoritário.

“Tecnicamente, Ricardo pode estar trabalhando no Comitê”, concluiu a secretária da Jucerja.

Como sócia majoritária do COL, a CBF precisará arquivar na junta comercial um documento de mudança de presidentes, comunicando a saída de Ricardo Teixeira e a entrada José Maria Marin na direção da CBF.  

Como controladora do COl, a CBF terá ainda de comunicar a saída de Teixeira (sócio minoritário) do quadro da empresa ligada à Fifa para que um novo contrato seja feito e aprovado.

O nome jurídico da empresa é Copa do Mundo Fifa 2014 Comitê Organizador Brasileiro Ltda. A empresa deverá ser encerrada em até 18 meses após o encerramento da Copa 2014.

A administração do COL, que tem sede no Rio de Janeiro, não forneceu por e-mail os nomes dos conselheiros e da nova diretoria da empresa.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos