Blatter agradece recepção no Brasil e diz que confia em Copa "exitosa" em 2014

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Sergio Lima/Folhapress

    Joseph Blatter, presidente da Fifa, também agradeceu ao "delicioso jantar"

    Joseph Blatter, presidente da Fifa, também agradeceu ao "delicioso jantar"

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, enviou uma carta ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, agradecendo pela receptividade do governo brasileiro durante sua visita ao país. Na carta, divulgada nesta sexta-feira pelo Ministério do Esporte, Blatter ainda afirmou que acredita que o Brasil conseguirá realizar uma Copa do Mundo "extremamente exitosa" em 2014.

Na mensagem, Blatter também cita as "produtivas discussões" com a presidente Dilma Rousseff, Pelé e o ex-jogador Ronaldo. Agradece ainda ao "delicioso jantar" oferecido pelo ministro Rebelo ao presidente da Fifa.

Blatter veio ao Brasil na última sexta-feira e passou apenas algumas horas no país. O encontro serviu para que o presidente da Fifa tentasse pôr um ponto final na crise entre a entidade máxima do futebol mundial e o governo brasileiro depois das duras críticas de Jérôme Valcke à preparação do país para a Copa. Valcke, que é secretário-geral da Fifa e interlocutor para assuntos do Mundial, disse que os organizadores da Copa de 2014 precisavam de "um chute no traseiro". 

As declarações fizeram com que o ministro Aldo Rebelo pedisse à Fifa, também em carta, o afastamento de Valcke das negociações sobre o Mundial. O presidente da Fifa, então, resolveu vir ao Brasil para tentar ele mesmo restabelecer as boas relações com o Brasil.

Na visita, Blatter elogiou a preparação do país para o Mundial e disse que a Fifa não tem preocupações a respeito do Brasil. Dias depois que deixou o país, Blatter anunciou que Valcke continuará sendo o negociador da Fifa para o Mundial de 2014.

Leia a integra da carta:

"Zurique, 21 de março de 2012.
 
Prezado Ministro,
 
Agora que retornei a Zurique, por favor, permita-me agradecê-lo por sua recepção e o delicioso jantar oferecido em sua casa com sua família e amigos.
 
Eu também estou muito grato pelas produtivas e construtivas discussões não somente durante nosso encontro com a Presidenta Dilma Rousseff, o Sr. Pelé, Embaixador Especial para a Copa do Mundo, e o Assessor Especial do Comitê Organizador Local, Sr. Ronaldo, mas também mais tarde com o Presidente da Câmara dos Deputados, Sr. Marco Maia, em sua residência.
 
Com o apoio e a cooperação do Governo Brasileiro e a sua, estou convencido de que juntos poderemos coordenar o comando deste projeto em harmonia, entregando uma Copa do Mundo Fifa 2014 extremamente exitosa.
 
Esperando reencontrá-lo em abril ou maio.
Atenciosamente,
Joseph S. Blatter"


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos