Inter chama Beira-Rio de 'joia da coroa' e contrato é assinado com apelo emocional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Edu Andrade/Agência Freelancer

    Presidente do Inter, Giovanni Luigi, e presidente da AG, Otávio de Azevedo, apelaram para emoção

    Presidente do Inter, Giovanni Luigi, e presidente da AG, Otávio de Azevedo, apelaram para emoção

Enfim saiu da palavra e passou para o papel. Na manhã desta segunda-feira, a assinatura do contrato entre Inter e Andrade Gutierrez teve um quê de show pirotécnico, mas foi marcada mesmo pelo apelo emocional. O acordo que vai permitir a reforma do Beira-Rio lembrou grandes momentos do estádio, teve desabafo do presidente do clube e citação do orgulho colorado.

“Mais uma vez faremos história. Somos o único clube do mundo a sediar duas copas em dois estádios. A Copa do Mundo é nossa, de novo. Mas o mais importante é que esta obra dará conforto para nosso torcedor. Foi aqui que ganhamos nossos títulos, aqui dentro do Beira-Rio. O Inter é o Beira-Rio são de vocês. Em 2006 saímos daqui carregados por vocês para ganhar no Japão, para ganhar o mundo”, discursou o presidente Giovanni Luigi.

No meio da fala, o mandatário do Inter embargou a voz. Fugiu do discurso e agradeceu a parceiros pelo apoio durante o moroso e desgastante período de negociação. Citou também os familiares. E retomou o elo com a torcida, com a história.

“A nossa capital passa por grandes transformações. O Beira-Rio, a joia da coroa, estará pronto para o grande espetáculo. E eu quero agradecer de novo ao torcedor colorado. Vocês me fizeram mais forte nas horas mais difíceis”, disse Luigi.

A ligação emocional seguiu na vez da Andrade Gutierrez se manifestar. O presidente da empresa, Otávio de Azevedo, não negou que a negociação demorou mais do que o esperado. Reconheceu que a imagem da construtora ficou arranhada. Mas buscou uma frase quase clichê para tentar se redimir.

Obras da Copa
Obras da Copa

“Cada saco de cimento será levantado com raça. A arquibancada será feita com paixão [...] É com grande orgulho e satisfação que a AG participa deste projeto. Estamos muito felizes por estar aqui para assinar o compromisso para fazer do Beira-Rio um estádio moderno e símbolo para todos os gaúchos”, afirmou Azevedo.

A obra está orçada em R$ 330 milhões. Apenas 20% deste valor sairá nos cofres da AG. O restante vai surgir de parceiros, que irão formar uma Sociedade de Propósito Especifico, e também da linha de crédito do BNDES para a Copa do Mundo de 2014.

Escolhido pela Fifa em 2009 como sede da Copa, o Beira-Rio receberá cinco partidas em 2014. Quatro delas da fase de grupos e uma das oitavas de final. Sua reforma ficou paralisada por quase 270 dias. E somente um módulo da nova arquibancada já foi instalado. Bem como as fundações para a cobertura. Ambos bancados com dinheiro do Internacional.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos