Inter chega a acordo com Andrade Gutierrez e assina contrato na próxima segunda

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Divulgação

    Com contrato assinado, obras do estádio Beira-Rio poderão ser retomadas em até 15 dias

    Com contrato assinado, obras do estádio Beira-Rio poderão ser retomadas em até 15 dias

A novela de mais de oito meses terminou. Na noite desta sexta-feira, o Internacional afirmou ter chegado a um acordo com a construtora Andrade Gutierrez. Com esta posição, o clube gaúcho promete assinar o contrato de reforma do estádio Beira-Rio na próxima segunda.

“Depois de inúmeros contratempos e inúmeras reuniões, nós chegamos a um bom termo com a construtora AG. E segunda, às 11h da manhã será a assinatura do contrato no salão nobre. Acabei de comunicar o governador, o prefeito Fortunati”, discursou o presidente do Inter Giovanni Luigi.

A decisão saiu após uma reunião de quase cinco horas, nos gabinetes do estádio. Com ela, a paralisação de quase 270 dias nas obras do estádio chega ao fim. E também uma longa e desgastante saga de diversas idas e vindas.

Nos últimos dias, a relação entre as partes ficou mais do que estremecida. Tudo em virtude do atraso da Andrade Gutierrez para conseguir finalizar os últimos detalhes do negócio. E apresentá-los ao colorado.

"Nunca tivemos uma relação ruim com a AG. Sempre foi uma relação de altíssimo nível. O que teve foi uma demora, se buscava parceiros", comentou Luigi.

De acordo com os dirigentes do Internacional, a construtora pode recomeçar as atividades de remodelação do estádio em até dez dias após a assinatura do contrato. Que sofreu uma única alteração radical: o fim da cláusula que permitia a desistência por parte da empreiteira.

"O projeto está mantido, rigorosamente como antes. O Inter fez algumas considerações por último. Foram basicamente as cláusulas dos 120 dias, onde eventualmente eles poderiam sair do negócio. A questão do Direito Real de Superfície. Será feito na situação que for mais confortável para o clube. O resto fica como os conselhos aprovaram”, apontou Giovanni Luigi.

Do negócio e seus valores

O negócio envolvendo o clube vermelho e a construtora mobilizou o Rio Grande do Sul. Nos últimos meses, o procedimento da Andrade Gutierrez foi altamente criticado pelos gaúchos. Os governantes se utilizaram do impasse para aparecer, deram ultimatos públicos sem nenhum cunho oficial. E alguns cogitaram apoiar a Arena do Grêmio como sede para Copa do Mundo de 2014.

A assinatura do contrato é o ato simbólico que fecha a etapa de negociações. A partir de agora, Inter e AG serão parceiros no Beira-Rio por 20 anos. Para tocar a reforma, a empreiteira vai pedir financiamento junto ao BNDES - cerca de 210 milhões de reais. Uma Sociedade de Propósito Especifício, já criada, é que vai administrar a dinheirama e angariar mais parceiros. No total, o orçamento da obra chega aos 330 milhões de reais.

No plano original, além de cobertura e ampliação do anel inferior, está a construção de um edifício garagem no entorno do estádio. Dos cofres do Inter já saíram quase 14 milhões de reais - referentes as fundações da cobertura e primeiro módulo da nova arquibancada. Outros oito milhões deverão ser repassados para a AG. A quantia é referente às vendas prévias de suítes e camarotes que serão construídos.

Do prazo e fechamento do estádio

A previsão da Andrade Gutierrez é terminar a reforma do estádio em 22 meses. O prazo foi reiterado para o COL - Comitê Organizador Local recentemente. E até mesmo jornadas de trabalho em três turnos podem ser utilizadas para acelerar o processo.

Uma das lutas do Internacional, até o último minuto, foi para não deixar brechas no contrato que possibilitassem o fechamento do estádio durante a temporada. A empresa cedeu e o cronograma foi matido. Desta forma, o Beira-Rio só será fechado em dezembro de 2013. Neste período é que o gramado será trocado. Até lá, mesmo com máquinas à toda, o Inter seguirá jogando em casa.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos