Governo do RJ vai privatizar Maracanã para a Copa das Confederações, em 2013

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Adriano Vizoni/Folhapress

    Detalhe das obras do Maracanã em clique do começo deste ano; estádio será da iniciativa privada

    Detalhe das obras do Maracanã em clique do começo deste ano; estádio será da iniciativa privada

O governo do Rio de Janeiro vai privatizar a administração do Maracanã logo após sua reforma. Todo o complexo esportivo do maior estádio do país será concedido a uma empresa privada após a conclusão das obras para a Copa do Mundo, orçadas em R$ 931 milhões.

De acordo com a secretária de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, a ideia do governo do estado é definir quem será o operador do estádio até meados deste ano. Assim, quando a reforma do Maracanã for concluída, ele será reaberto já com administração privada.

“Queremos definir quem será o operador do estádio até junho”, disse a secretária, após participar de uma evento sobre gestão esportiva promovida pela Fundação Getulio Vargas e a Fifa. “Quando entregarmos o estádio, dia 28 de fevereiro do ano que vem, ele já terá um operador”.

Atualmente, o estádio está sendo disputado por oito empresas diferentes, que disputam entre si para saber quem vai ganhar o direito de operar o Maracanã. Duas delas pertencem ao empresário Eike Batista: IMX e EGX. 

O edital foi publicado neste mês e determinava que a concessão deveria ser concluída, no máximo, até 2016. Por isso, se cumprir a promessa de privatizar o estádio antes da Copa das Confederações o Rio de Janeiro vai antecipar a conclusão do processo. 



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos