AG não responde ao governo e Inter sofre pressão para tomar 'atitude drástica'

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Nabor Goulart/Agência Freelancer

    Políticos e veículos de comunicação cobram postura radical do Inter na reforma do Beira-Rio

    Políticos e veículos de comunicação cobram postura radical do Inter na reforma do Beira-Rio

Não existe mais paciência aos envolvidos no negócio Inter e Andrade Gutierrez. Nesta quinta, diante de mais um prazo para assinatura de contrato ter estourado, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati criticou a construtora. A empresa respondeu dizendo que as datas divulgadas não foram impostas por ela. No Beira-Rio, o clube gaúcho sofre pressão de todos os lados para radicalizar.

O presidente do Internacional, Giovanni Luigi, já ouviu de mais de uma dúzia de conselheiros, entre eles deputados, que o clube precisa ser enérgico na relação com a Andrade Gutierrez. Na imprensa, o jornal Zero Hora e a Rádio Gaúcha são os que mais suplicam por uma atitude drástica.

Nos veículos, o pedido é para que o Internacional se manifeste oficialmente sobre o caso. E se aproxime de um plano B. Há duas semanas, um grupo de construtoras gaúchas foi colocado como postulante ao negócio. Os dirigentes negaram contatos, mas a prefeitura de Porto Alegre revelou levantamentos sobre o Beira-Rio por parte das empresas. A notícia foi divulgada justamente pelo periódico Zero Hora.

Da prefeitura e do governo gaúcho, Luigi ainda não ouviu nenhuma indicação. Mas sabe que nos próximos dias receberá o convite para uma reunião com os líderes do município e do Estado.

Do lado da empreiteira, as respostas vazias continuam. Uma espécie de ojeriza pelo fim do imbróglio que passa pelo financiamento de cerca de 240 milhões de reais junto ao BNDES.

“Estes prazos públicos foram colocados por pessoas que desconheço. O prazo está sendo dado pela ansiedade de terceiros, não por nós”, disse o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo à Rádio Gaúcha.

A declaração irritou o governador Tarso Genro. Segundo ele, a relação entre a construtora e o Palácio Piratini - que poderia servir de avalista para o financiamento no BNDES através do Banrisul, está esgotada.

Nesta quinta, o Inter ainda deve tentar contato com a Andrade Gutierrez para ser informado oficialmente sobre o andamento da negociação. A pressão pública atual contrasta com o ambiente de otimismo da última semana, quando a assinatura do contrato entre as partes era tratado como iminente e agendado para terça-feira.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos