Marin comete gafe, mas promete diálogo ao assumir o comando do COL

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Arte UOL

    Com o afastamento de Ricardo Teixeira, José Maria Marin assumiu a presidência da CBF

    Com o afastamento de Ricardo Teixeira, José Maria Marin assumiu a presidência da CBF

O novo presidente da CBF, José Maria Marin, informou nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, que também passará a comandar o Comitê Organizador Local da Copa, COL, posto até então ocupado por Ricardo Teixeira. No anúncio da mudança, o novo homem-forte da organização da Copa de 2014 cometeu uma gafe.

Vai ser um prazer trabalhar com um grande jogador, o fenômeno Romário... quer dizer Ronaldo

“Vai ser um prazer trabalhar com um grande jogador, o fenômeno Romário... quer dizer Ronaldo”, disse Marin. “Esperamos manter um relacionamento entre os três (Ronaldo, Bebeto e Marin) para fazer uma grande Copa do Mundo”, completou, citando os nomes do comitê gestor da Copa.

O anúncio da mudança do comando da CBF foi feito por Marin, que leu a carta de renúncia de Ricardo Teixeira. "Devo cumprir o mandato até o fim, a minha nomeação faz parte de administração contínua. Portanto vou ficar até o final como estava combinado", disse Marin, na entrevista coletiva que marcou a renúncia de Teixeira da CBF. "Eu devo assumir também o mandato na presidência do COL."

Estamos totalmente abertos ao diálogo, seja com Governo Municipal, Estadual ou Federal. O passado pertence ao passado. Vamos falar de presente e futuro

Em seu primeiro ato no comando da CBF, Marin fez questão de adotar um discurso conciliador. “Estamos totalmente abertos ao diálogo, seja com Governo Municipal, Estadual ou Federal. O passado pertence ao passado. Vamos falar de presente e futuro”, disse Marin.

Apesar de afirmar que está aberto ao novo diálogo com Dilma Rousseff, Marin afirmou que tentará dar continuidade ao projeto que estava sendo desenvolvido por Teixeira e que ficará até 2014, como era o combinado anteriormente.

O novo presidente da CBF afirmou também que deve manter a equipe que comanda a entidade. "Todos os diretores deixaram seus cargos à disposição, mas eu disse que não se tratava de uma nova gestão, trata-se da continuidade de uma estupenda gestão do Ricardo Teixeira. Então todos os diretores serão mantidos", afirmou.

Com 79 anos, o cartola ainda é ligado à Federação Paulista de Futebol, da qual foi presidente entre 1983 e 1988. A última aparição pública do cartola antes de assumir a CBF foi justamente em um evento da entidade paulista. Marin participou da premiação da final da Copa São Paulo de Juniores e foi flagrado colocando no bolso uma medalha que seria destinada a um jogador do campeão Corinthians.

"A medalha é uma cortesia que eu recebi da Federação Paulista. Tenho toda a tranquilidade para falar sobre isso. Essa história é uma verdadeira piada", disse Marin.

A caminhada de Marin à presidência da CBF começou nos anos 50, quando o cartola foi jogador de futebol. O melhor momento da carreira aconteceu em 1950, quando atuando pelo São Paulo ele foi vice-campeão paulista.

Depois de aposentar as chuteiras Marin se dedicou à carreira política. Apadrinhado por Paulo Maluf, ele foi vereador e deputado estadual pela Arena, o partido da ditadura. No início dos anos 80 Marin foi escolhido por Maluf para assumir o governo do Estado de São Paulo, cargo que ocupou por 10 meses.

Na década passada, Marin tentou voltar à política. Mas as candidaturas à prefeitura de São Paulo e ao Senado fracassaram. Enquanto isso, continuou trabalhando nos bastidores da CBF e da Federaçao Paulista.

NOVO PRESIDENTE DA CBF EXALTA TEIXEIRA E NEGA FURTO DE MEDALHA

COMO SERÁ A CBF?

"Não existe um novo projeto. Existe uma continuidade para que a CBF fique bem na trilha do sucesso e da boa administração"

RICARDO TEIXEIRA

"Ele merece o respeito e a credibilidade de todos. Foi ele quem realizou o sonho de milhões de brasileiros, que foi trazer a Copa"

JOÃO HAVELANGE

"João Havelange foi um homem que eu aprendi a admirar. Se ele não merece a gratidão de todo mundo, merece pelo menos respeito de todos. A Fifa é o que é graças a ele"

A MEDALHA

"A medalha é uma cortesia que eu recebi da Federação Paulista. Tenho toda a tranquilidade para falar sobre isso. Essa história é uma piada"


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos