Ministro do Esporte afirma que viagem de Jérôme Valcke ao Brasil deve ser cancelada

Do UOL, em São Paulo

  • Reuters

    Secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e ministro Aldo Rebelo: encontro não deve mais se repetir

    Secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e ministro Aldo Rebelo: encontro não deve mais se repetir

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, deve mesmo ficar fora das negociações sobre a Copa do Mundo de 2014. Nesta sexta-feira, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, deu mais um sinal de que não deve mais receber o representante da entidade máxima do futebol para tratar dos preparativos do Brasil para o Mundial.

Em entrevista concedida ao Bom Dia Rio, da TV Globo, divulgada no Portal da Copa, Rebelo disse que a visita de Valcke ao Brasil programada para a semana que vem não deve mais ocorrer. O cancelamento da viagem, segundo o ministro, seria motivado pela crise causada pelas declarações do secretário-geral da Fifa a respeito da organização da Copa no Brasil.

AS CARTAS DE ALDO

  • Mensagem de Aldo a Jérôme Valcke

  • Carta de Aldo enviada a Joseph Blatter

“Nem sei se a viagem do secretário-geral da Fifa será realizada”, afirmou Rebelo. “A minha impressão é de que ela não acontecerá. E acho que esses acontecimentos [a crise] podem ter concorrido para isso”.

O ministro informou, contudo, que a decisão sobre a viagem de Valcke cabe à Fifa, e não ao governo brasileiro.

Jérôme Valcke deveria chegar ao Brasil na próxima segunda-feira para mais uma rodada de visita às cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. De acordo com mensagem do secretário-geral da Fifa publicada no site da entidade antes da confusão com o governo, a viagem Valcke começaria por Recife. Depois, ele passaria por Brasília e Cuiabá.

Procurada pelo UOL, a Fifa ainda não informou se a viagem de Valcke foi cancelada ou se o secretário-geral da entidade continua sendo seu interlocutor sobre a Copa do Mundo de 2014.

Na sexta-feira passada, Valcke disse que a preparação da Copa não estava andando bem no Brasil. Disse também que os organizadores do Mundial precisavam de “um chute no traseiro”.

Devido a essas declarações, o ministro do Esporte enviou uma carta à Fifa pedindo o afastamento do secretário-geral da Fifa das negociações sobre o Mundial. Na carta, endereçada ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, Rebelo diz que as palavras de Valcke foram infundadas e ofensivas.

Valcke e Blatter enviaram pedidos de desculpas formais ao Brasil. Na quinta-feira, Rebelo enviou duas cartas à Fifa dizendo que aceitava o pedido de desculpas. Entretanto, não informou em nenhuma das correspondências que aceitaria novamente negociar com o secretário-geral da entidade máxima do futebol.

De acordo com o Blog do Perrone, a tendência é que Rebelo não negocie mais com Valcke, pelo menos por hora. Segundo o blog, o governo federal já tem um entendimento claro de que, depois da crise causada pelas declarações do secretário-geral da Fifa, as tratativas sobre a Copa do Mundo devem ser feitas com o presidente da entidade. Valcke voltaria a ser recebido pelo governo só após algum tempo.

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos