Sem-tetos de Cuiabá invadem Secopa e pressionam governo do Estado

Do UOL, em São Paulo

O governo do Estado do Mato Grosso vem tendo obstáculos para ser sede da Copa do Mundo. Na manhã desta terça-feira, 80 moradores de uma ocupação na periferia de Cuiabá invadiram a sede da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa) para protestar contra um despejo determinado pela Justiça.

A decisão juidicial não tinha qualquer ligação com as obras da Copa, mas a manifestação foi feita como uma forma de pressionar o governo por uma solução para as 266 família que vivem no loteamento Canaã, na região do Jardim Mossoró .

Eles alegam que o Estado tem "verba suficiente para realizar um campeonato mundial, mas não para garantir o direito constitucional à moradia".

A Secopa tenta chegar a um acordo com os manifestantes para diminuir os prejuízos para a Copa. Ainda na manhã desta terça, o secretário Eder Moraes recebeu lideranças do grupo e se dispôs a intermediar com a Casa Civil uma solução para o problema.

A reunião teve a presença também do secretário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, e do secretário José Lacerda que se prontificou a reunir com os assentados.

O presidente do Intermat, Afonso Dalberto, que representou o governo do Estado na reunião com as lideranças do movimento, também se mostrou disposto a resolver o problema. "Estou pedindo um voto de confiança às famílias, pois a situação é complexa, com desdobramentos na esfera judicial. O Comitê mantém sua posição de encaminhar a melhor solução para o problema social", disse.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos