Maquete do estádio Castelão passa por testes em túnel de vento no IPT

Do UOL, em São Paulo

  • IPT/Divulgação

    Técnicos do IPT submetem maquete do Castelão (CE) a bateria de testes

    Técnicos do IPT submetem maquete do Castelão (CE) a bateria de testes

Palco da segunda partida da seleção brasileira na Copa de 2014, o Estádio Plácido Aderaldo Castelo – o Castelão, na cidade de Fortaleza (CE) – está sendo submetido a uma série de ensaios sobre esforços de vento no Centro de Metrologia de Fluidos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que abriga o túnel de vento de camada de limite atmosférica.

Esta é a segunda vez que a maquete do estádio é submetida a testes no Instituto, mas agora o objetivo é estudar a ventilação dos ambientes internos e saber qual será a sensação térmica percebida pelos usuários – em julho de 2011, os ensaios tiveram como foco o fornecimento de coeficientes de pressão a fim de dar maior segurança aos projetistas na concepção da cobertura.

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014

A sensação térmica pode ser definida como o índice que descreve como a temperatura é fisiologicamente percebida pelos seres humanos. Segundo a arquiteta Alessandra Prata Shimomura, consultora contratada pelo IPT para a execução dos ensaios, a expressão "sensação térmica" pode não expressar a temperatura real do ar, mas é melhor seu uso em vez do termo "conforto", que implica uma subjetividade – "em uma sala com um aparelho de ar-condicionado a 24ºC, por exemplo, um indivíduo pode se sentir confortável enquanto outros reclamam de frio ou calor", explica ela.

Os primeiros ensaios de sensação térmica em um estádio no túnel de vento do IPT estão avaliando as áreas a serem ocupadas pelas arquibancadas por meio do sistema de velocimetria por imagem de partículas (PIV, de particle image velocimetry) em uma maquete construída em escala 1:200.

A técnica de medição lança mão de emissões de feixes de laser para a obtenção de campos de velocidade em escoamentos, de forma não-intrusiva, e o posterior processamento das imagens de partículas traçadoras para a criação de mapas tridimensionais.

Com 155 mil metros quadrados de área construída, o Castelão terá capacidade para 67 mil espectadores e está com 56,7% de seu projeto de reforma e modernização concluído, segundo relatório divulgado neste mês de fevereiro pelo consórcio construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça.

Após o término dos ensaios para a obtenção dos valores de velocidade interna, os dados serão sobrepostos a um estudo de insolação, que abrangeu áreas do estádio em determinados meses do ano (março, junho, setembro e dezembro) e horários (9h, meio-dia, 15h e 17h) e aponta como ocorre a exposição ao sol e à sombra.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos