Comitiva da Fifa aprova transporte para Itaquerão sem visitar metrô nem pegar ônibus

Vinicius Konchinski

Do UOL, em São Paulo*

  • Leandro Moraes/UOL

    Técnicos da Fifa e do Comitê Organizador Local vistoriaram as obras do Itaquerão

    Técnicos da Fifa e do Comitê Organizador Local vistoriaram as obras do Itaquerão

Uma apresentação de slides foi suficiente para os técnicos da Fifa aprovarem nesta segunda-feira o sistema de transporte de São Paulo para a Copa do Mundo de 2014. Mesmo sem visitar uma única estação de metrô ou tomar qualquer ônibus, os técnicos da entidade máxima do futebol elogiaram o plano da cidade-sede para trazer os torcedores até o Itaquerão durante o Mundial de 2014.

OPERÁRIOS DA COPA EXIGEM PISO SALARIAL UNIFICADO E ATÉ INGRESSOS

Sindicatos, federações e confederações sindicais da construção, incluindo organizações que representam os trabalhadores das cidades-sede da Copa, irão se reunir na próxima terça- feira em Brasília, com objetivo de entregar a Pauta Nacional Unificada para a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e ministérios do governo. Entre outras reivindicações está a criação de um piso salarial unificado para todos os operários que estao envolvidos com projetos do Mundial. Leia mais

"O sistema de transporte é ótimo", resumiu o chefe do escritório da Fifa no Brasil, Fúlvio Danillas, que acompanhou a equipe de técnicos da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) na visita ao Itaquerão e seu entorno. "Nós vimos uma apresentação e entendemos como será a chegada do público. Está tudo bem".

O futuro estádio do Corinthians, que receberá o primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014, fica ao lado da estação Itaquera do metrô. A linha desta estação liga a Zona Leste à Zona Oeste de São Paulo e é uma das movimentadas da capital paulista.

Para a Fifa e o comitê paulista da Copa, porém, o sistema de transporte já existente é suficiente para o torneio. As únicas melhorias no transporte de São Paulo previstas para a área do estádio são melhorias nas avenidas que dão acesso à Itaquera e melhorias na linha de trem que atende o local.

De acordo com o secretário municipal da Copa do Mundo, Gilmar Tadeu, as obras viárias para o Mundial devem custar cerca de R$ 470 milhões. Elas serão feitas por meio de um convênio entre prefeitura e governo estadual, e estão em fase final de licitação.

30% DO ESTÁDIO PRONTO

Segundo a construtora Odebrecht, quase 30% das obras do estádio em Itaquera já estão prontas.

"Até aqui foram cravadas 3.340 estacas, executados 553 blocos de concreto, erguidos 111 pilares e assentados 252 degraus (na arquibancada inferior do prédio Leste), além de 82 vigas jacaré", informou o Corinthians nesta terça.

Tadeu afirmou que a prefeitura está satisfeita com o andamento das obras para o Mundial em São Paulo. Disse que o governo municipal e estadual estão dispostos a ajudar no que for preciso para que a cidade de São Paulo possa realizar uma boa Copa do Mundo em 2014.

Ricardo Trade, membro do Comitê Organizador Local (COL), disse inclusive que prédios públicos da área de Itaquera podem ser emprestados à Fifa durante a Copa para servir de apoio ao evento. Uma Fatec ao lado do estádio e um centro de funcionários do metrô estão lista dos locais que podem ser usados.

A visita ao Itaquerão é primeira da segunda série de inspeções realizada por técnicos da Fifa no Brasil. Cerca de 25 representantes da entidade máxima do futebol estarão no país até segunda-feira que vem para avaliar estádios, hotéis, sistemas de transporte e estrutura para mídia de seis cidades-sede. Acompanham os técnicos membros do Comitê Organizador Local (COL).

Depois de São Paulo, a equipe de técnicos do COL e da Fifa passarão por Porto Alegre (quarta-feira), Curitiba (quinta-feira), Cuiabá (sexta-feira), Manaus (sábado) e Natal (segunda-feira).

Mais tarde, a assessoria de imprensa da Fifa entrou em contato com o UOL. O órgão informou que, apesar do chefe da entidade no Brasil ter dito que gostou do plano de transporte de São Paulo para a Copa, isso não significa que o aprova. "Não cabe à Fifa aprovar ou não tais planos de transporte. O Fúlvio apenas quis dizer que tomou conhecimento da proposta apresentada, que parece ser boa."

Segundo a Fifa, o COL possui um departamento para desenvolver os planos de transporte juntamente com as cidade-sedes. Eles, inclusive, já tiveram várias reuniões sobre esse assunto.

*Atualizada às 18h



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos