Blatter envia carta ao Ministério do Esporte pedindo desculpas por fala de Valcke

Do UOL, em São Paulo

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, enviou nesta terça-feira uma carta ao ministro do Esporte Aldo Rebelo pedindo desculpas pelas declarações de Jérome Valcke, secretário-geral da entidade. O documento, publicado no site oficial do governo federal sobre a Copa do Mundo de 2014, pode ser o fim de uma guerra diplomática que se arrasta desde a última sexta-feira.

"Meu único comentário com relação a esse assunto é pedir desculpas a todos aqueles que tiveram sua honra e orgulho feridos, em especial o governo brasileiro e a presidente Dilma Rousseff", disse Blatter, no texto enviado ao ministério.

Trata-se do segundo pedido formal de desculpas da Fifa ao Brasil. Na última segunda, diante da repercussão de suas declarações, Valcke voltou atrás e disse ter sido mal interpretado. Segundo o cartola, ele usou uma expressão em francês que foi traduzida (de maneira incorreta, segundo ele) como "chutar o traseiro", em referência ao que deveria ser feito para o país acordar. 

A cobrança exagerada tirou o governo Dilma do sério. No último sábado, Aldo Rebelo anunciou que não reconhecia mais Valcke como interlocutor nas negociações a respeito da Copa do Mundo. Na segunda, chegou a enviar uma carta à Fifa formalizando a posição.

A tensão diplomática surgiu em um momento-chave na preparação para a Copa de 2014. Nos próximos dias, a Câmara pode votar em Brasília a Lei Geral da Copa, documento considerado fundamental para o andamento dos preparativos.

Além disso, Valcke é esperado pelo Comitê Organizador Local no próximo dia 12, no Brasil, para acompanhar o andamento das obras no país. 
 

CONFIRA A ÍNTEGRA DO PEDIDO FORMA DE DESCULPAS DE JOSEPH BLATTER

Excelentíssimo sr. Ministro,

Em primeiro lugar, permita-me expressar meu mais profundo pesar pela presente situação. Estou extremamente preocupado com relação à deterioração da relação entre a Fifa e o governo brasileiro, uma relação que sempre foi marcada pelo respeito mútuo, como apontado por V. Exa. na carta enviada em 5 de março de 2012. Neste meio tempo, V. Exa. também já deve ter recebido uma carta do Secretário Geral da Fifa, Jérôme Valcke. Como presidente da Fifa e pessoalmente, meu único comentário com relação a esse assunto é pedir desculpas a todos aqueles que tiveram sua honra e orgulho feridos, em especial o governo brasileiro e a presidente Dilma Rousseff.

Não obstante, excelentíssimo Ministro, devemos trabalhar juntos. Possuímos uma meta em comum: organizar uma Copa do Mundo extraordinária no país do futebol, no país dos campeões. O Brasil merece ser o anfitrião da Copa do Mundo e o mundo inteiro aguarda ansiosamente por isso. Todavia, o tempo está passando desde 2007. Por isso, não deixemos que conflitos nos façam perder tempo. Ao invés disso, trabalhemos juntos para construir algo maior, como prometido pelo presidente Lula em seu mandato. Estarei em viagem pela Ásia, passando por Índia, Bangladesh, Butão e Nepal até o dia 10 de março. Em seguida, gostaria de me reunir o mais breve possível com a presidente Dilma Rousseff e V. Exa., de preferência na semana que vem.

Conto com a compreensão de V. Exa., no sentido de organizar essa reunião. Gostaria ainda de transmitir a V. Exa. meu mais sincero respeito e também pedir que envie à presidente Dilma saudações cordiais de minha parte.

Atenciosamente,
Joseph Blatter

 



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos