Ministro vai pedir que Fifa afaste Valcke das negociações sobre Copa de 2014

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

  • Flavio Florido/UOL

    Aldo Rebelo rebateu críticas de secretário-geral da Fifa ao Brasil

    Aldo Rebelo rebateu críticas de secretário-geral da Fifa ao Brasil

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, vai pedir à Fifa que afaste seu secretário-geral, Jérôme Valcke, das negociações sobre a Copa do Mundo de 2014 com o Brasil. A decisão foi anunciada pelo ministro neste sábado, um dia depois de Jérôme Valcke fazer duras críticas à preparação do país para o Mundial.

"O secretário-geral da Fifa não pode ser nosso interlocutor", afirmou Rebelo, em entrevista coletiva convocada após as críticas de Valcke. "As declarações do secretário da Fifa são inaceitáveis."

AS CRÍTICAS DE VALCKE

  • Jérôme Valcke demonstrou impaciência com preparativos da Copa e fez duras críticas ao Brasil

Segundo Rebelo, as declarações de Valcke sobre a preparação do Brasil são intempestivas e infundadas. São também ofensas ao país. Por tudo isso, na opinião do ministro, ele não pode ser mais o interlocutor entre a Fifa e o governo brasileiro.

Na sexta-feira, Valcke elevou o tom das críticas ao Brasil. Ele disse que "não há muita coisa se mexendo" e que os organizadores precisavam levar "um chute no traseiro".

"Não podemos receber um comentário de ofensa pessoal. Imagina alguém dizer que vai fazer isso [chute no traseiro] com sua família, com seu clube, com sua sociedade. Imagina com um país", respondeu Rebelo. "Não pode."

Rebelo ainda afirmou que o Brasil está se empenhando para honrar os compromissos que assumiu com a Fifa para receber o Mundial. Disse também que não vê chance de a Copa do Mundo de 2014 não acontecer no país.

"Não há razão e motivo pra isso [transferência da Copa]", disse o ministro. "O Brasil tem infraestrutura e logística. Temos aeroportos internacionais em todas as capitais."

A partir de segunda-feira, dia 12, Valcke estará no Brasil justamente para checar o andamento de obras nas cidades-sedes. A viagem de Valcke começa por Recife, que também é candidata a receber jogos da Copa das Confederações, em 2013. Depois, ele passará por Brasília e Cuiabá.

O racha entre a Fifa e o governo também acontece poucos dias antes da votação da Lei Geral da Copa na comissão especial da Câmara dos Deputados. A demora na aprovação do projeto já foi criticada por Valcke em suas visitas anteriores ao Brasil. As declarações do secretário-geral da Fifa podem prejudicar o clima político para a tramitação da proposta no Congresso Nacional.

De acordo com o Blog do Perrone, o líder do governo da Câmara dos Deputados, deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), também não gostou das declarações de Valcke e quer o afastamento do secretário-geral da Fifa. O blog informou ainda que a presidente Dilma Rousseff deu carta branca para governistas peitarem a Fifa.

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos