Deputada sugere premiação em dinheiro para João do Pulo, morto em 1999

Maurício Savarese

Do UOL, em Brasília

  • AFP

    João do Pulo tem dois bronzes olímpicos e foi recordista mundial

    João do Pulo tem dois bronzes olímpicos e foi recordista mundial

Durante a reunião da comissão especial da Câmara dos Deputados que avalia a Lei Geral da Copa do Mundo de 2014 nesta terça-feira, a deputada Rosane Ferreira (PV-PR) sugeriu que as aposentadorias prometidas a campeões do mundo no futebol também fossem estendidas a medalhistas olímpicos.

Entre os merecedores, segundo ela, estaria o triplista João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, morto em 1999. Ele conquistou dois bronzes em Olimpíadas (Montreal-1976 e Moscou-1980). A deputada também citou equipes brasileiras campeãs mundiais de basquete e de vôlei.

O relatório do deputado Vicente Cândido (PT-SP) defende que os ex-jogadores das seleções brasileiras campeãs em 1958, 1962 e 1970 recebam um prêmio de R$ 100 mil – que seria pago pelo Ministério do Esporte –, além de um complemento na aposentadoria, que chegaria a R$ 3.671,00, pago pela Previdência.

A discussão do relatório começou às 15h e não tem previsão de fim. A tendência é a de que seja votado um texto básico e que pontos polêmicos, como a venda de bebidas alcóolicas em estádios durante o torneio, sejam decididas separadamente.

Mais cedo, o Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) distribuiu uma nota para condenar a autorização proposta para venda de bebidas alcóolicas em estádios durante o torneio. Para o órgão, a decisão sobre a lei será tomada “priorizando-se a visão econômica, em detrimento de segurança, dando como certa a abolição das medidas restritivas ao consumo de bebidas alcóolicas”. 



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos