Conselho de procuradores critica Lei Geral da Copa por autorizar bebidas em estádios

Maurício Savarese

Do UOL, em Brasília

  • Divulgação

    Para o grupo, decisão sobre lei priorizará visão econômica e não de segurança

    Para o grupo, decisão sobre lei priorizará visão econômica e não de segurança

Pouco antes da abertura da sessão da comissão especial para avaliar a Lei Geral da Copa do Mundo de 2014, o Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) distribuiu nesta terça-feria (28) uma nota para condenar a autorização proposta para venda de bebidas alcóolicas em estádios durante o torneio.

Para o órgão, a decisão sobre a lei será tomada “priorizando-se a visão econômica, em detrimento de segurança, dando como certa a abolição das medidas restritivas ao consumo de bebidas alcóolicas”. O CNPG diz que o texto do deputado Vicente Cândido (PT-SP) desconsidera a redução da violência nos estádios por conta da restrição.

O conselho, de procuradores da República nos Estados e na União, afirmou no texto que a lei Geral da Copa está “desprezando e aniquilando as conquistas e resultados alcançados” com a proibição de venda de bebidas em estádios.

O órgão diz ainda que a decisão em favor da Fifa “afrontaria o princípio da isonomia, revelando uma postura discriminatória em desfavor do torcedor brasileiro”. A sessão da comissão especial começou às 15h05 desta terça-feira.

Além do manifesto dos procuradores, membros dos comitês populares da Copa, ligados a partidos de esqueda, exibiram faixas contra a lei dentro do plenário enquanto a discussão da comissão caminhava. 

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos