Ministério da Saúde realiza evento-teste para a Copa do Mundo no Galo da Madrugada

Do UOL, em São Paulo

  • Geyson Magno/UOL

    Serão testadas ações preventivas, assistenciais e de vigilância sanitária em grandes eventos

    Serão testadas ações preventivas, assistenciais e de vigilância sanitária em grandes eventos

A Câmara Temática da Saúde para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 realiza o primeiro evento-teste das ações de saúde em Recife (PE), neste sábado. O objetivo é testar a capacidade de planejamento, execução, resposta e avaliação das ações de saúde no bloco carnavalesco Galo da Madrugada, no período das 8h às 17h.

O bloco, um dos mais tradicionais do país, deve reunir 1,5 milhão de pessoas, que se divertem num circuito de 4,5km. O evento é uma parceria entre Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde de Pernambuco e Secretaria Municipal de Recife.

O ministro Alexandre Padilha visitará o posto de saúde médico avançado na rua Matias de Albuquerque, esquina com a rua do Sol, uma das unidades de suporte básico do esquema montado pelos gestores locais, com equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

As ações do evento-teste também servirão como aprimoramento e qualificação da Força Nacional do SUS (FNSUS), criada ano passado para agir no atendimento a vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situações de risco epidemiológico (surtos de leptospirose após enchentes, por exemplo) que exijam uma resposta rápida e coordenada, apoio logístico e equipamentos adequados de saúde.

“Esta é a primeira grande ação de monitoramento de um evento de massa envolvendo as cidades-sede. Esta ação será importante para auxiliar as ações do Ministério da Saúde na organização de eventos de massa no país”, explica o coordenador da Câmara Temática da Copa 2014, Adriano Massuda.  Das 12 cidades-sede (Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), somente Salvador e Rio não enviarão representantes para acompanhar as ações.

Serão testadas ações preventivas, assistenciais e de vigilância sanitária, como barreiras, hospitais e postos de atendimento; de aprimoramento da comunicação de risco, e de vigilância epidemiológica em caso de surto, dando resposta rápida para investigação imediata e providências urgentes.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos