Felipão dá dicas para prefeitos sobre estrutura para a Copa de 2014 em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

  • Antônio Gaudério/Folha Imagem

    Luiz Felipe Scolari comanda treino da seleção brasileira com a presença de Romário

    Luiz Felipe Scolari comanda treino da seleção brasileira com a presença de Romário

O treinador do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, foi consultado nesta quinta-feira por secretários e prefeitos de cidades paulistas que trabalham na organização da Copa do Mundo no Brasil para dar sugestões na estrutura que receberá as seleções em 2013, na Copa das Confederações, e também em 2014, no Mundial. O convite foi feito pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckimin. 

Ele deixou de lado um pouco o papo de boleiro, sobre táticas e técnicas de campo, para passar suas ideias sobre como uma cidade precisa se preparar para o torneio. A palestra aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, que contou com a presença do presidente do Palmeiras, Arnaldo Tirone, que representou o mandatário licenciado do Corinthians, Andrés Sanchez. 

Felipão, segundo sua assessoria de imprensa, falou sobre as necessidades de uma seleção durante a Copa do Mundo e ainda deu detalhes sobre o que um time precisa ter durante a competição em centro de treinamentos, academia de musculação, hotéis, além da logística ideal para que os atletas tenham um tratamento cinco estrelas. Tudo para atender às exigências da Fifa para as cidades que se candidatam a fazer parte do maior campeonato de futebol do mundo. 

O técnico do Palmeiras explicou que as cidades do interior do Estado até podem pleitear ser sede de treinamento de alguma seleção, especialmente por causa das boas qualidades das estradas de São Paulo, mas ressaltou que o ideal é que o local de treinamento e o hotel estejam a no máximo uma hora do aeroporto. 

Durante toda a palestra, Felipão usou a experiência que já teve à frente de seleções. Além de ter sido pentacampeão com o Brasil, em 2002, o treinador já participou da Copa do Mundo com Portugal, em 2006, e de duas Eurocopas com a mesma seleção, em 2004 e 2008. Ele também dirigiu o Kuwait na Copa do Golfo. 

O treinador ainda relatou que já faz lobby com seleções que têm contato para convencer de que eles poderiam se hospedar em São Paulo. O CT do Palmeiras, aliás, também recebeu boas recomendações e deve estar entre as sedes da Copa.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos