Rebelo descarta Copa das Confederações no RS e garante Beira-Rio na Copa do Mundo

Do UOL, em Porto Alegre

  • Divulgação

    Ministro Aldo Rebelo acredita que o Beira-Rio será sede da Copa do Mundo em Porto Alegre

    Ministro Aldo Rebelo acredita que o Beira-Rio será sede da Copa do Mundo em Porto Alegre

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, praticamente acabou com o sonho do presidente do Grêmio e deputado estadual, Paulo Odone, de criar um movimento político para tentar incluir Porto Alegre e a Arena tricolor na Copa das Confederações. Em entrevista à Rádio Gaúcha, Rebelo lembrou que as cidades-sede foram escolhidas pela Fifa e dificilmente serão alteradas. O político mais uma vez demonstrou confiança na conclusão das reformas do Beira-Rio e assegurou que os jogos da Copa do Mundo ocorrerão no estádio.

"A Fifa sempre usa a Copa das Confederações como um teste. Uma espécie de Pré-Copa do Mundo para avaliar os próprios estádios, a mobilidade e outros quesitos. O estádio do Grêmio tem todas as condições e o do Palmeiras também, mas me parece que a decisão da Fifa é incontornável [...] Não tenho dúvidas que o Beira-Rio vai estar pronto quando a Fifa precisar, Podemos transferir as nossas angústias para outras áreas, pois está correndo tudo bem com o Beira-Rio", declarou Rebelo.

Na última terça-feira, Odone convocou as forças políticas do Rio Grande do Sul para tentar reverter a decisão da Fifa e incluir o novo estádio gremista entre os escolhidos para a Copa da Confederações. Porém, até mesmo o secretário extraordinário da Copa de Porto Alegre, João Bosco Vaz, descarta qualquer possibilidade da Arena sediar jogos da competição.

"Essa questão do Paulo Odone, como ato político foi maravilhoso. Temos que respeitar, mas na prática a chance é zero. A Fifa tem regras, a Copa das Confederações é um test-drive para a Copa. Não existe. São Paulo, maior cidade do Brasil, não vai ter, porque o estádio do Corinthians não vai estar pronto, mesmo que o do Palmeiras esteja. O Maracanã, não se sabe se vai estar pronto. Por isso, há duas cidades reservas”, declarou Vaz à Rádio Bandeirantes.

As obras de reforma do estádio Beira-Rio seguem paradas devido à falta de assinatura do contrato entre o Internacional e a Andrade Gutierrez. João Bosco Vaz coloca como limite para a definição do acordo o final do mês de março. "Se até lá as obras não iniciarem ou o contrato não estiver assinado, temos que pensar em um plano B", afirmou.

No dia 14 de fevereiro, o ministro Aldo Rabelo fará uma visita ao Internacional e até essa data a direção pretende ter assinado o contrato com a Andrade Gutierrez. As obras de reforma do Beira-Rio foram interrompidas no último mês de junho.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos