Local:
$placar.estadio
Data:
$placar.data
$placar.equipe1.nome $placar.equipe1.gols x $placar.equipe2.gols $placar.equipe2.nome
0 pênaltis 0
Fernando Torres se livra de goleiro do Taiti para marcar um de seus gols na partida do Maracanã

Espanha massacra o Taiti na maior goleada da história da Copa das Confederações

Bruno Freitas
Do UOL, no Rio de Janeiro

O Maracanã assistiu nesta quinta-feira à crônica de uma goleada anunciada. Mesmo com uma formação reserva, a Espanha passou por cima do Taiti por 10 a 0, em um dos confrontos mais desiguais que as competições da Fifa já registraram. Os campeões do mundo se deram ao luxo de desperdiçar algumas chances cara a cara, mas conseguiram a vitória mais larga da história da Copa das Confederações. Fernando Torres e David Villa deitaram e rolaram, com sete gols juntos.

Antes da partida desta quinta no novo Maracanã, a façanha da maior goleada do torneio da Fifa estava nas mãos do Brasil, com o placar de 8 a 2 sobre a Arábia Saudita na edição de 1999 da Copa das Confederações (com três gols de Ronaldinho Gaúcho).

No entanto, a maior goleada da história do Maracanã segue em poder do Flamengo, com seus 12 a 2 sobre o São Cristóvão em 1956.

O Taiti trocou o goleiro titular depois da estreia contra a Nigéria, quando já havia sofrido seis gols. O veterano Xavier Samin foi para o banco, mas Mikael Roche não conseguiu fazer muito diante da artilharia pesada de Fernando Torres, David Villa e companhia. Mesmo assim, foi muito aplaudido nas defesas que praticou.

Nada menos do que 137 separam as duas seleções no ranking da Fifa, segundo a última atualização [a Espanha lidera a relação]. Apesar do apoio dedicado dos brasileiros, os taitianos mostraram por que estão tão atrás no universo do futebol.  

Adotada pelas 70 mil vozes no Maracanã, a amadora seleção do Taiti levantou a arquibancada ao equilibrar a posse de bola nos primeiros minutos. Mas o primeiro gol espanhol saiu logo aos 4min, quando Fernando Torres disparou pela esquerda e tocou colocado entre o goleiro e a trave.

Depois do primeiro gol, o Taiti conseguiu segurar o ímpeto dos reservas da Espanha, gastando o tempo de várias maneiras. Neste processo de catimba, o goleiro Roche sofreu um encontrão de Torres e permaneceu alguns minutos deitado no chão em atendimento médico.

 

Depois de titubear algumas vezes na frente do gol, a Espanha finalmente ampliou com David Silva, aos 30min, tocando cruzado na saída de Roche. Minutos depois Torres disparou sozinho, tirou o goleiro e empurrou para fazer o terceiro. David Villa perdeu uma chance incrível, mas na jogada seguinte teve nova oportunidade e também deixou o seu na rede do Maracanã.  

A facilidade era tamanha que a Espanha voltou ao segundo tempo com o meia Jesus Navas na vaga do zagueiro Sergio Ramos. Logo de cara Villa aproveitou um cruzamento de Monreal e fez o quinto gol. Torres completou um cruzamento da direita e fez mais um.

Em posição duvidosa, Villa arrancou sozinho e contou com uma saída em falso do goleiro para fazer mais um. Depois foi a vez de Mata surgir livre atrás da linha de zaga e marcar o seu. Torres levantou a galera ao desperdiçar um pênalti, mas se recuperou na sequência, anotando o seu quarto da tarde. Nos minutos finais Silva enfim alcançou o segundo dígito no placar.

Após duas vitórias seguidas no Brasil, a Espanha volta a campo no domingo, quando enfrenta a Nigéria em Fortaleza com a missão de ratificar o primeiro lugar do grupo B.

Voz da Torcida

  • Olé para a Fúria

    O Taiti conseguiu trocar algumas bolas no meio-campo, ensaiou dribles insinuantes e inspirou o grito de "olé" no Maracanã
  • O povo canta

    Durante o segundo tempo, a arquibancada do Maracanã cantou "o povo unido jamais será vencido" e ainda entoou o hino nacional

Personagens da Partida

Melhores

  • Fernando Torres
    O atacante abriu o caminho para a goleada e não titubeou quando esteve na área: quatro gols
  • Villa
    Apesar de perder um gol, cumpriu a meta ofensiva diante da defesa mais frágil do torneio

Piores

  • Mikaël Roche
    O goleiro foi inocente, abrindo o canto para Torres logo no primeiro gol. Depois falhou feio em disputa com Villa na área
  • Santi Cazorla
    O meia não conseguiu deixar o seu contra o Taiti e ainda levou um amarelo após falta dura

Resumo da Partida

$placar.equipe1.nome $placar.equipe1.gols x $placar.equipe2.gols $placar.equipe2.nome
Técnico: $placar.equipe1.tecnico Técnico: $placar.equipe2.tecnico
X

Ficha do Jogo

$placar.campeonato.nome - $placar.campeonato.temporada

$placar.data

Estádio:

$placar.estadio

Arbitragem:

$placar.arbitro

Assistentes:


  • Público Presente:

    $placar.publicoPresente
  • Renda

    R$ $placar.renda

Gols:

$placar.equipe1.nome $placar.equipe2.nome

Cartões:

$placar.equipe1.nome $placar.equipe2.nome
Classificação - Grupo B
PG GP S
1 Espanha 9 15 14
2 Uruguai 6 11 8
3 Nigéria 3 7 1
4 Taiti 0 1 -23

Próximo jogo

Nigéria
x
Espanha

23/06/2013 - 16h00
Estádio: Castelão
Uruguai
x
Taiti

23/06/2013 - 16h00
Estádio: Arena Pernambuco

Em destaque

Copa do Mundo



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos