Topo

Copa 2018

Erro faz Panini produzir álbum da Copa do Mundo sem Brasil e Argentina

Figurinha Firmino - UOL Esporte - UOL Esporte
Liverpool aparece como clube brasileiro no cromo de Roberto Firmino
Imagem: UOL Esporte

Gabriel Carneiro e Thiago Rocha

Do UOL, em São Paulo

23/03/2018 04h00

Imagine a seguinte situação: você compra o álbum da Copa, abre o pacotinho e sai uma figurinha da seleção brasileira. Olha o número do cromo, folheia as páginas e... não acha o Brasil. Faz o mesmo com o jogador da Argentina que você tirou, procura de novo, mas o país também não está no álbum!

O cenário é baseado em fatos reais. O UOL Esporte teve acesso a um exemplar do álbum da Copa do Mundo da Rússia, comprado em banca no último domingo (18) como suplemento de jornal, sem as páginas de oito seleções participantes, dos grupos D (Argentina, Islândia, Croácia e Nigéria) e E (Brasil, Suíça, Costa Rica e Sérvia). Ocorrem também repetições de países na sequência.

No álbum, há apenas metade da Dinamarca (Grupo C, página 32), que emenda com uma duplicação do Irã (Grupo B, página 25). Em seguida, as seleções do Grupo C se repetem (França, Austrália e Peru), mas quando chega outra vez na Dinamarca, a outra metade é de outro país, no caso a Sérvia (Grupo E, página 49).

Álbum da Copa com erro - UOL Esporte - UOL Esporte
Erro em álbum da Copa do Mundo: metade Dinamarca, metade Irã
Imagem: UOL Esporte

Seguem os problemas. O Grupo F, com Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul, também está duplicado no exemplar obtido pela reportagem.

O espaço dos sul-coreanos no álbum contém o mesmo problema da Dinamarca, com a metade pertencente a outro país. Neste caso, a página 56 está espelhada com a 49 (Sérvia). Quando a Coreia aparece pela segunda vez, o “casamento” das páginas está certo (56 e 57).

Por que isso ocorreu?

Para imprimir uma peça gráfica – seja livro, álbum, jornal, revista ou folheto – o número final de páginas precisa ser um múltiplo de 4. Uma revista não pode ter 65 páginas, ele só existirá com 68 ou 64, por exemplo.

Após o envio dos arquivos à gráfica, essas páginas são impressas por casamentos. Ou seja, formam pares, na frente e no verso. O agrupamento desses casamentos dá forma a uma publicação.

A falha do álbum da Copa obtido pela reportagem aconteceu nesse processo. Os casamentos, por falha humana e/ou técnica, chegaram truncados ao parque gráfico onde os exemplares foram impressos.

Questionada pelo UOL Esporte sobre o problema com o exemplar, a Panini, editora responsável pelo álbum oficial de figurinhas da Copa do Mundo da Rússia 2018, alegou ser um “problema pontual”, mas sem detalhar se outros casos parecidos já foram registrados.

“Isso porque o acabamento - junção dos cadernos e capa, fixação dos grampos e refile lateral - é realizado por uma máquina que interrompe o processo imediatamente se algum problema for detectado. Eventualmente, pode acontecer uma falha no abastecimento desta máquina, que é feito manualmente”, diz nota enviada por meio de assessoria de imprensa.

Posteriormente ao envio da nota, a Panini esclareceu que outros consumidores reclamaram de erro similar - "o número é pequeno, mas houve".

Cerca de 7 milhões de álbuns da Copa do Mundo da Rússia serão produzidos para abastecer o mercado brasileiro, de acordo com a editora.

Problemas de edição

Em redes sociais, pessoas que estão colecionando o álbum da Copa da Rússia já compartilharam alguns deslizes encontrados nesta edição. Na figurinha do atacante Roberto Firmino, por exemplo, o Liverpool, da Inglaterra, é equivocadamente identificado com a sigla de Brasil (BRA).

O peruano Carlos Cáceda, figurinha número 235, aparece no cromo como goleiro do Triburones Rojos de Veracruz, do México, mas na verdade ele veste atualmente a camisa do Deportivo Municipal, do Peru.

Já o argentino Eduardo Salvio, figurinha número 286 do álbum, está com a data de nascimento errada: em vez do 13 de maio de 1990, ele nasceu em 13 de julho deste mesmo ano.

A Panini informou que o erro relacionado ao cromo de Firmino já foi corrigido.

Confira a íntegra da nota enviada pela Panini:

“Sobre o questionamento de um álbum da Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018  ter sido encontrado com algumas páginas faltando, podemos afirmar tratar-se de um problema pontual. Isso porque o acabamento  - junção dos cadernos e capa, fixação dos grampos e refile lateral - é realizado por uma máquina que interrompe o processo imediatamente se algum problema for detectado. Eventualmente, pode acontecer uma falha no abastecimento desta máquina, que é feita manualmente.

Sobre a impressão do cromo do jogador Roberto Firmino, houve uma falha na primeira impressão, mas foi rapidamente corrigida.

A Panini disponibiliza o canal www.lojapanini.com.br/faleconosco para colecionadores que tiverem dúvidas, sugestões ou que encontrarem algum problema com seus produtos.”

Copa 2018