Topo

Copa 2018

Ministro do Reino Unido diz que Putin agirá como Hitler nos Jogos de 1936

Boris Johnson, ministro de relações exteriores britânico - Jack Taylor/Getty Images
Boris Johnson, ministro de relações exteriores britânico Imagem: Jack Taylor/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/03/2018 18h54

Boris Johnson, ex-prefeito de Londres e atual ministro de relações exteriores britânico, afirmou nesta quarta-feira (21) que a atuação de Vladimir Putin durante a Copa do Mundo de 2018 se assemelhará à de Adolf Hitler na Olimpíada de 1936, em Berlim.

Em resposta a uma afirmação a um membro do partido trabalhista no comitê de relações exteriores do país, Johnson foi enfático: "Acho que sua caracterização do que vai acontecer em Moscou, Copa do Mundo, em todas as sedes. Sim, acho que a comparação com 1936 é correta. É uma perspectiva nojenta de glorificação de Putin neste evento esportivo."

Se dirigindo ao comitê de relações exteriores do país, Johnson sugeriu que o Reino Unido deve sugerir aos torcedores ingleses que pretendem acompanhar o torneio na Rússia que evitem fazê-lo, por motivos de segurança. Segundo o político, o número de ingressos comprados por ingleses para o Mundial é pouco mais de um quarto do que o número comprado para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil: 24 mil entradas contra 94 mil há quatro anos.

Reino Unido e Rússia vivem um conflito diplomático desde o envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal em terras inglesas. Como consequência, diplomatas russos foram expulsos do Reino Unido e diplomatas ingleses foram expulsos da Rússia.

Além disso, a Rússia afirmou que fechará o consulado britânico na cidade de São Petesburgo, que serviria de refúgio a visitantes ingleses em caso de um incidente de violência. Apesar destas questões, Johnson tenta arrumar garantias russas de que os torcedores ingleses terão segurança no país sede do mundial.

“Eu acho que é responsabilidade dos russos nos garantir o comprometimento de que eles terão segurança”, declarou.

Fora a questão diplomática entre russos e ingleses, as torcidas de ambos os países têm histórico de violência.

Copa 2018