Topo

Copa 2018

Banco no Bayern, alemão tenta ir à Copa se gabando de ser o melhor do país

Sandro Wagner comemora gol contra a Irlanda do Norte nas eliminatórias da Copa - Charles McQuillan/Getty Images
Sandro Wagner comemora gol contra a Irlanda do Norte nas eliminatórias da Copa Imagem: Charles McQuillan/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/03/2018 04h00

“Estou me sentindo bem. No meu modo de ver, sou o melhor atacante alemão. Já disse isso milhares de vezes e não vou mudar”.

Se tem uma coisa que não falta para Sandro Wagner é confiança. A frase acima é dele e foi dita há algumas semanas. Como o próprio atacante avisou, a afirmação de que é “o melhor” de seu país se tornou quase um mantra, de tão frequente que é em seu discurso.

É assim que Wagner encara a reta final até a Copa do Mundo. Em janeiro, ele fez uma aposta em busca do seu sonho de disputar o Mundial: deixou o Hoffenheim para ser reserva no Bayern de Munique.

O atacante alemão de 30 anos não é titular do técnico Jupp  Heynckes, sendo um substituto do polonês Robert Lewandowski nos principais campeonatos. Mesmo assim, ele conseguiu fazer quatro gols desde que chegou ao Bayern e é o terceiro alemão menos demora para ir às redes. 

A estatística é importante porque, entre os 20 principais goleadores do Alemão, ele é o que tem menos tempo total em campo. “Eu só foco em mim, não me importo com o que os outros fazem. Trabalhei duro nos últimos anos e fiz muitos gols por todos os times. É por isso que acho que mereço [uma vaga na Copa]”, declarou o atacante.

Mas mais do que seu desempenho pelos times, Sandro Wagner tem como trunfo um desempenho destacável na seleção alemã. Ele foi o artilheiro dos atuais campeões do mundo nas eliminatórias, fazendo os mesmos cinco gols do artilheiro Thomas Muller. Desde sua estreia na seleção principal, em junho do ano passado, ele marcou esses cinco gols em sete partidas.

Em relação a Muller, inclusive, Wagner tem um gol a mais na artilharia do Alemão (sete contra seis): além dos três gols que fez pelo Bayern em 2018, ele também já tinha outros quatro nos últimos meses de Hoffenheim.

“Eu não acho que o mais importante para o técnico da seleção seja o fato de eu ter marcado cinco ou dez gols. O que vale é estar nas melhores condições. [Joachim] Low conhece muito bem a situação e sabe que pode contar comigo”, apostou o camisa 2 do Bayern.

Na última sexta-feira, o treinador confirmou tal cenário ao incluir Sandro Wagner na convocação para os amistosos contra Espanha e Brasil, os últimos antes da lista final da Copa do Mundo.

Low, inclusive, já conviveu bastante com o atacante no ambiente da seleção, já que o convocou e lhe deu a camisa 9 na última Copa das Confederações, na Rússia. O atacante disputou só uma partida, mas desde o início ganhou elogios do treinador. “Ele é franco, honesto e direto. Ele tem um estilo diferente e traz coisas diferentes para o jogo”, resumiu Low. É daí que, seguramente, vem parte da elevada confiança de Sandro Wagner.

Copa 2018