Topo

Figurinhas da Copa

Panini lança álbum da Copa: saiba detalhes, valores, prazos e curiosidades

Primeira página do álbum oficial da Copa do Mundo de 2018 - Gabriel Carneiro/UOL
Primeira página do álbum oficial da Copa do Mundo de 2018 Imagem: Gabriel Carneiro/UOL

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

12/03/2018 12h36

Está enganado quem pensa que a Copa do Mundo da Rússia começa só no dia 14 de junho, quando a seleção anfitriã desafia a Arábia Saudita no estádio Luzhniki, em Moscou. O Mundial vai começar de verdade quando os milhões de torcedores e colecionadores ao redor do mundo tiverem em mãos o álbum de figurinhas do torneio. E este momento está cada vez mais perto! Nesta segunda-feira, em evento fechado para jornalistas e transmitido pelas redes sociais, a Panini lançou a 13ª edição de seu álbum, que já é febre no Brasil há décadas.

O valor do envelope será de R$ 2 e contará com cinco figurinhas. O preço representa um aumento de 100% em comparação com o da Copa do Mundo de 2014. O Brasil é o país onde há mais colecionadores do álbum da Copa no Mundo, tendo atingido mais de 8 milhões de colecionadores na última edição.

Para 2018, as figurinhas já estarão à venda na próxima sexta-feira, enquanto o álbum (em capa cartão, mole) sairá como encarte de alguns jornais do país no domingo e nas bancas na terça-feira, inclusive em sua versão com capa dura. A partir de então já estão liberados compra, venda, troca, disputa no bafo e o que mais as pessoas quiserem fazer com seus cromos até completarem o álbum.

Na Copa do Mundo da Rússia serão 682 figurinhas, sendo 50 delas especiais, brilhantes. Além de jogadores, escudos, esquadrões e estádios, o álbum em 2018 também terá cromos sobre a história dos mundiais. 

Segundo a Panini, são 40 milhões de figurinhas produzidas por dia na fábrica da empresa, localizada em Barueri, na Grande São Paulo. Haverá divulgação do produto em emissoras de TV e rádio, internet e até espaço temático para trocas de figurinhas em shoppings.

O álbum deste ano contará com figurinhas histórica com homenagem às 18 seleções campeãs, além de Pelé e Klose, maior artilheiro de Mundiais. A edição 2018 terá Cafu, capitão do penta em 2002, como embaixador da Panini. “Antes eu colecionava, usava aquela cola de farinha para grudar as figurinhas, agora me vejo dentro do álbum. Neste tem algumas minhas também”.

Outras curiosidades:

- A Panini venderá capas plásticas para os álbuns em capa cartão e latas de bolso para o consumidor guardar as figurinhas.

- Assim como em 2014, haverá álbum digital da Copa do Mundo da Rússia. 1,2 bilhão de pessoas fizeram a coleção no último mundial. Também haverá um aplicativo para trocas.

- Haverá a comercialização de uma caixa com dois álbuns e 200 pacotes de figurinhas, pensando na relação familiar em torno do álbum.

- Após as convocações, novas figurinhas serão produzidas com jogadores que não estão na formação original do álbum, que tem 18 jogadores de cada seleção.

- A Inglaterra agora contará com o escudo e a camisa oficial da seleção.