Topo

Copa 2018

Seleção celebra boa forma de Willian e Coutinho antes de convocação

Tite não conta pontualmente com Neymar, mas pode festejar o ótimo momento de Philippe Coutinho e Willian - Kim Klement-USA TODAY
Tite não conta pontualmente com Neymar, mas pode festejar o ótimo momento de Philippe Coutinho e Willian Imagem: Kim Klement-USA TODAY

Do UOL, em São Paulo

11/03/2018 04h00

Sem poder contar com Neymar, que se recupera de uma fratura, o técnico Tite anuncia a convocação da seleção brasileira para os amistosos contra Rússia e Alemanha nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro. Apesar da baixa de seu nome mais badalado, o treinador da seleção tem motivos para comemorar em relação ao momento de dois importantes integrantes do grupo que vai à Copa em junho: Willian e Philippe Coutinho.

No último sábado, os dois jogadores de meio-campo se destacaram em ação por seus respectivos clubes na Europa. Willian voltou a ser decisivo pelo Chelsea na Inglaterra, enquanto Coutinho marcou pela segunda vez vestindo a camisa do Barcelona.

Willian: melhor temporada em gols

Coberto de elogios da imprensa inglesa, Willian foi o melhor em campo na vitória do Chelsea sobre o Crystal Palace por 2 a 1, em Londres, em confronto válido pelo Campeonato Inglês. O brasileiro marcou o primeiro do triunfo e chegou a 13 gols na temporada, sendo cinco nos últimos cinco jogos – a melhor marca de sua carreira.

Willian abre o placar para o Chelsea contra o Crystal Palace - GLYN KIRK/AFP - GLYN KIRK/AFP
Imagem: GLYN KIRK/AFP

"Fico feliz. A cada temporada eu venho conseguindo números melhores, melhorando a minha performance e jogando cada vez melhor. Estou feliz pelo que venho fazendo, mas mais feliz pelo resultado e pelo gol", afirmou o jogador em entrevista à "ESPN Brasil".

Na análise do jornal "The Guardian", Willian foi a faísca de qualidade de um Chelsea em dificuldades. O periódico também afirmou que o brasileiro "manteve sua forma imperiosa" dos últimos tempos.

"Willian está jogando de uma forma fantástica, mas quero ressaltar, não somente com a bola", comentou Antonio Conte, técnico do Chelsea, em declaração reproduzida pelo "The Guardian". 

Letra de Coutinho: "obra de arte"

Na Espanha, por sua vez, Coutinho foi decisivo para um Barcelona que não tinha Lionel Messi – o ídolo foi liberado para acompanhar o nascimento de seu terceiro filho. O brasileiro aproveitou o espaço para demonstrar serviço, conseguiu bom entendimento com Dembélé e marcou um belo gol, o segundo na vitória por 2 a 0 sobre o Málaga, como visitante.

Coutinho mostrou muita habilidade para definir o placar - Jon Nazca/Reuters - Jon Nazca/Reuters
Imagem: Jon Nazca/Reuters

O jornal "Sport", de Barcelona, qualificou a definição de letra de Coutinho como “obra de arte”. A publicação ainda descreveu que o brasileiro concluiu em gol como um "anjo". A vitória manteve a vantagem folgada do Barcelona na liderança do Espanhol, 11 pontos à frente do Atlético de Madri.  

Coutinho não está inscrito na Liga dos Campeões e, desta forma, não poderá enfrentar Willian no duelo Barcelona x Chelsea marcado para a quarta-feira, na volta do confronto de quartas de final. Assim, os dois meias estarão reunidos somente no final do mês, mas do mesmo lado.

Nos últimos compromissos antes da convocação para a Copa, o Brasil enfrentará a Rússia no dia 23 de março, em Moscou, e a Alemanha no dia 27, em Berlim.

Copa 2018