Topo

Copa 2018

Com temporada otimista do PSG, Neymar pode fazer só mais 6 jogos pré-Copa

Entre seis e oito semanas: este foi o prazo apresentado pelo pai de Neymar  - REUTERS/Stephane Mahe
Entre seis e oito semanas: este foi o prazo apresentado pelo pai de Neymar Imagem: REUTERS/Stephane Mahe

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/03/2018 04h00

A opção pela cirurgia no pé direito vai retardar o retorno de Neymar ao Paris Saint-Germain e aproximar a volta do craque em relação ao fim da temporada na Europa. De acordo com Neymar pai, a lesão no quinto metatarso pode afastar o atacante por até dois meses, tempo que limitará o ritmo de jogo do camisa 10 antes da apresentação na seleção brasileira para a Copa do Mundo, mesmo em um cenário otimista para o clube francês nas competições.

Lesionado desde o dia 25 de fevereiro, Neymar só teria condições plenas de jogo no fim de abril, segundo a estimativa apresentada pelo pai em entrevista concedida para a ESPN Brasil. Caso o Paris Saint-Germain avance a todas as decisões que restam, o brasileiro teria apenas seis partidas para recuperar o ritmo de jogo antes de iniciar a preparação com a seleção para o Mundial da Rússia.

Tomando por base o período entre 26 e 28 de fevereiro, primeiro dia pós-lesão e anúncio da cirurgia por parte do PSG, Neymar atuaria em possíveis participações do clube na decisão da Copa da França (8 de maio), no segundo jogo da semifinal (1 ou 2 de maio) e na decisão da Liga dos Campeões (26 de maio), e nas últimas três partidas do Campeonato Francês (Amiens, Rennes e Caen) – o jogo contra o Guingamp, em 28 de abril, ficaria em cima do período de recuperação.

Obviamente este é o cenário mais otimista. Na Liga dos Campeões, por exemplo, a equipe francesa tem que reverter uma derrota por 3 a 1 para o Real Madrid no próximo dia 6, em Paris. Um 2 a 0 favorável basta para o time, sem Neymar, superar o maior campeão europeu e seguir para as quartas de final da principal competição europeia.

É certo que Neymar desfalcará o PSG em pelo menos uma final. No dia 31 de março tem decisão contra o Monaco, na Copa da Liga Francesa. Nem mesmo as seis semanas de prazo mínimo, na análise apresentada por Neymar pai, seriam suficientes para o jogador mais caro do mundo reforçar a equipe.

Um cenário mais pessimista, portanto, reduziria ainda mais o tempo de jogo de Neymar antes do primeiro encontro com Tite na Granja Comary. Eliminações na Liga dos Campeões (março) e Copa da França (abril) reduziriam a participação do camisa 10 aos três ou no máximo quatro jogos pelo Francês, que pode estar decidido quando o craque brasileiro retornar. Atualmente o PSG possui uma vantagem de 14 pontos em relação ao vice-líder Monaco.

Copa 2018